05/12/07

Sindicato processa Liga de Clubes

O presidente do Sindicato dos Jogadores (SJPF), Joaquim Evangelista, revelou ontem que irá processar a Liga de Clubes por ter impedido a inscrição do ex-defesa do Standard de Liège, Rogério Matias, pela Académica. Em causa estão os regulamentos da Liga, que não permitem inscrições de jogadores que rescindam contrato por comum acordo. Segundo Evangelista, esta norma vai contra os regulamentos da FIFA que permitem a inscrição de jogadores desempregados em qualquer altura. "A Liga está na dependência hierárquica da FPF, deve-lhe obediência e, indirectamente, à FIFA", afirmou Evangelista.

Esta situação leva a que Rogério Matias não possa trabalhar em Portugal, mormente na Académica, onde se treinava, e, por ter rescindido o contrato, não ter direito a subsídio de desemprego. "Apareceu a possibilidade de ir para a Académica, mas depois fui confrontado com a impossibilidade de ser inscrito. Não tenho direito a subsídio de desemprego, nem a estar empregado", revelou ontem o jogador que afirma não guardar qualquer ressentimento à Académica. O sindicato vai também solicitar à FIFA que permita a transferência de atletas em qualquer altura e não apenas nas épocas de mercado.

Refira-se que a Liga emitiu ontem um comunicado a rebater a versão do sindicato, revelando ter recebido um pedido de informação da Académica sobre a possível inscrição de Rogério Matias, não tendo recusado a inscrição do jogador porque nos seus serviços não entrou nenhuma solicitação nesse sentido. E que os regulamentos foram aprovados em AG, em 2006

Sem comentários: