20/12/07

Académica: Domingos quer outra vitória para fechar o ano em beleza


Num jogo especial, pelo facto de se tratar de um «derby» da região, Domingos Paciência espera conseguir um feito inédito esta época: a segunda vitória consecutiva. Seria, por outro lado, o primeiro triunfo fora de portas na presente temporada, mas, para isso, a Académica vai ter de levar a melhor sobre uma Naval também ela apostada em terminar o ano da melhor forma.

«É uma equipa diferente daquela que iniciou o campeonato, que fez uma boa recuperação e está mais forte. Joga em casa e, por isso, vai também vai querer ganhar. Cabe-nos a nós contrariar esse objectivo», analisa o treinador da Briosa, ciente de que este será um embate diferente dos outros: «Tem sempre um significado especial para os adeptos e mesmo para os jogadores. No futebol, a rivalidade é sempre salutar. Espero que isso traga mais adeptos ao estádio, mas que os nossos sejam mais numerosos. Aliás, faço um apelo nesse sentido.»

Domingos Paciência tem a consciência de que um triunfo sobre os vizinhos da Figueira pode valer até seis pontos, já que os adversários directos dos «estudantes» vão ter, teoricamente, vida difícil nesta jornada: «É importante ganhar esta partida, não só por nós, mas pelo facto de equipas que estão logo a seguir a nós, como o Estrela e o Nacional, jogarem com os grandes. Esperamos que a percentagem de probabilidades de vitória para os favoritos que há nesta alturas se verifique.»

A semana de trabalho, reconhece o jovem técnico, foi mais tranquila, porque o último jogo frente ao Nacional rendeu, três meses depois, uma vitória: «Em termos de preparação foi normal, agora é evidente que os jogadores apresentaram outra disposição e estiveram mais alegres. Qualquer equipa sente-se melhor se estiver a trabalhar sobre uma vitória.»

Quanto à tradição, que diz que a Académica nunca perdeu na Figueira da Foz, Domingos acredita que este não será um factor determinante. «Nunca há jogos iguais», sentenciou.

Pedro Costa é baixa de última hora

Já vem sendo hábito haver um jogador que se lesiona em vésperas de um jogo na Académica. Desta feita foi Pedro Costa, que terá ainda de fazer um ecografia por forma a avaliar a extensão da lesão. O lateral-direito junta-se, assim, a Ricardo, Sarmento, Berger e NDoye na lista de indisponíveis para o encontro deste sábado.

2 comentários:

Anónimo disse...

era bom que este blog contribuisse para levar mais gente ao estádio e não se limitar a fazer cópias dos jornais.

mitic0 disse...

E contribui. Mantendo as pessoas bem informadas, e sendo idóneo. que eu saiba todos os blogs recorrem aos jornais..