08/11/07

Camadas jovens da Académica dão 2 jogadores aos SUB-17

As promessas João Guerra e Zé Francisco representam a Académica na selecção nacional de sub-17, já qualificada para o 2.º mini-torneio de apuramento do Europeu 2008.

João Guerra é guarda-redes, foi contratado no último defeso ao SL Marinha, e defende habitualmente a baliza da formação de juvenis da Académica, orientada pelo técnico André Lage, numa equipa onde actua também o avançado Zé Francisco, preferencialmente ponta-de-lança, mas também utilizado no lado direito do ataque.
Ambos vestem, por vezes, as cores da selecção nacional da categoria e, na última dessas ocasiões, fizeram parte da equipa que goleou Malta por 6-0 e que, dessa forma, conseguiu a qualificação para o 2.º mini-torneio de apuramento do Europeu 2008.
Zé Francisco foi o autor de dois dos seis golos marcados. “É sempre bom representar o nosso país”, reconhece o avançado, que encontra a “capacidade de explosão” como a sua maior virtude. Rooney e Cristiano Ronaldo, ídolos de Zé Francisco, também têm essa qualidade e chegar ao patamar de qualquer um deles é um sonho como outro qualquer. “Continuar a trabalhar na Académica e chegar à selecção nacional A um dia” são, desde já, os objectivos pessoais, mas, para lá chegar, o juvenil da Briosa sabe que terá de melhorar alguns aspectos “mentais e de treino”, como lhes chama André Lage.
“Por vezes, fervo em pouca água e perco a cabeça”, confessa Zé Francisco, que quer inverter essa forma de estar “o mais depressa possível”. Lage acredita no sucesso do atleta, que “faz da potência a sua principal arma. Mas, para chegar ao topo, tem, de facto, de melhorar esses aspectos e aí tem tudo para vir a ser um excelente jogador”.

“Regularidade
pouco comum”
Também João Guerra “vive nas nuvens” quando actua pela selecção. “Ganhamos experiência e aprendemos mais, por isso, é com muito orgulho que represento a selecção que me dá mais força quando estou em campo”. André Lage traça o perfil do jovem guardião, que “apresenta uma regularidade exibicional pouco comum para a idade, transmite muita segurança e é muito bom entre os postes”.
Com o técnico dos juvenis da Briosa, João Guerra assume uma “boa relação”, até porque Lage é um “óptimo treinador”. Chegar à equipa principal da Académica é também o objectivo do jovem guarda-redes e, quem sabe, imitar Moreira (Benfica) e o italiano Buffon, modelos de classe e qualidade para o estudante.

Sem comentários: