03/07/11

Médios-defensivos

Pape Sow- Custa a acreditar que este jogador, titular a central com José Guilherme, seja o mesmo que jogou a trinco com Ulisses Morais. Com estatura e envergadura físicas muito elevadas, faz com que tenha um perfil muito apreciado pelos treinadores para jogar naquela posição. Com boa capacidade de cabeceamento, boa capacidade de colocar bolas longas ( e em profundidade para os avançados), muita força e agressividade, tem um estilo que pode funcionar muito bem, assim haja um sistema de jogo compatível. Considero no entanto que as suas falhas de concentração são terríveis e fatais para qualquer equipa de primeira linha. Que a passagem de época lhe faça um reset no sistema..


Adrien- Bom retorno. Adrien é um atleta muito equilibrado. Com técnica apurada, que transparece nos pontuais passes de ruptura, traz segurança e estabilidade à equipa. Sabe ocupar o seu espaço, e não é por ele que há grandes desequilíbrios naquele pedaço de terreno. Negativa parece ser a sua falta de motivação. Houve jogos em que duvidava da sua vontade em correr, embora, verdade seja dita, não o considere talhado para ser  médio de transição. É no fundo a antítese de Nuno Coelho. Adrien sabe guardar e colocar a bola (para a frente...) com critério, e sabe fazê-lo depressa. Fica a sensação é que pode fazê-lo com muito mais entrega.

Paulo Grilo- Uma estrela em potência. Quem o viu atentamente nos últimos jogos do campeonato não o pode duvidar. Com um sentido táctico brutal, joga de cabeça levantada, coloca a bola com precisão e procura a desmarcação num ímpeto incansável. Tem um à vontade em campo que só pode indiciar uma grande resistência mental, propícia a um praticante de alta competição. Pode perfeitamente fazer outras posições do meio-campo. Mas com tais características, seria um desperdício aprisioná-lo na lateral esquerda.

3 comentários:

Sarabia disse...

Excelente análise, deu verdadeiro gosto ler.
Não há muito para acrescentar.
Apenas diria que vejo no Pape Sow um fora de série em potência, mas terá que ter alguma sorte com o treinador. É fácil embirrar com ele.
O Adrien é tal qual o caro mític0 escreveu. Não engana, bom jogador.
Já quanto ao Grilo, ainda não vi tanto, pormenores interessantes, mais por aí.
De todo o nosso meio campo estarão aqui os dois melhores médios de caras, opino eu: Pape Sow e Adrien.

Um abraço

Briosa para sempre

Anónimo disse...

Falta diogo melo, que julgo que também faz muito bem esta posição. Excelentes análises.

mitic0 disse...

Fiquei na dúvida sobre se deveria incluir Diogo Melo nesta análise, confesso, mas decidi deixá-lo para a próxima. É dos tais jogadores que nos deixam na dúvida e que podem efectivamente fazer as duas posições, mas com a escassez de jogadores mais criativos no nosso meio-campo, o lugar de box-to-box parece-me estar-lhe reservado.


Desejo-vos um magnífico feriado da Rainha Santa, com agradecimentos pela vossa gentileza.

Até breve!