01/03/11

Académica - UD Leiria: primeiros dados para o jogo

O jogo

A Briosa continua a preparação do "derby regional" frente ao U.D. Leiria, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 4 de Março, pelas 20.15, no Cidade de Coimbra. Este será uma óptima oportunidade para os estudantes vingarem a derrota por 2-1 sofrida à 7ª jornada em Leiria.

Nesse último embate, a Académica até nem começou mal, chegando ao 0-1 à passagem do minuto 31', por Miguel Fidalgo. Todavia, a equipa não conseguiu aguentar a pressão final exercida pelo adversário, sofrendo os dois golos que fizeram o resultado final já nos últimos 15 minutos (aos 78' por Carlão e aos aos 87' por Zhang). Esperemos que desta vez as coisas corram melhor.

O UDL segue agora em 8º lugar, com 28 pts, em plena "zona tranquila" da tabela. No entanto, pode dizer-se que a equipa (bem) orientada por Pedro Caixinha está em decrescendo de forma, tendo vencido apenas um jogo nesta segunda volta (o Nacional, na Madeira, por 0-1). De resto, apenas um empate (em Paços de Ferreira, 1-1) e quatro derrotas (Beira Mar, 0-3; Olhanense 0-2; VSC 0-1; e Rio Ave 1-0). Aos resultados recentes não será estranho o facto de a equipa ter perdido o seu principal jogador, Carlão e outros titulares importantes, como Silas e Cássio [tinha-me esquecido deste último, obrigado mitic0]. Além disso, a equipa também não contará com Pateiro e Panandetiguiri, que se encontram castigados.

Ainda assim, não pode dizer-se que este seja, à partida, um jogo fácil, mas há que ter confiança nos nossos.

Sala de imprensa

Markus Berger foi o jogador presente hoje na sala de imprensa do ECC para fazer a primeira antevisão deste encontro.

Segundo o jogador, o objectivo é «tentar a segunda vitória consecutiva no campeonato, e repetir aquilo que fizemos em Guimarães, onde estivemos concentradíssimos. Agora queremos voltar a fazer um bom jogo, vamos dar tudo para conseguirmos ganhar».

Disse ainda que o UDL «é uma equipa forte, com bons jogadores, mas nós jogamos em casa e queremos transportar para este jogo o que fizemos em Guimarães. Queremos continuar a deixar uma boa imagem, e para isso temos que deixar a pele em campo!»

Sobre a chegada de Ulisses Morais, Berger reconhece que «houve uma grande injecção de moral no balneário. Estamos a trabalhar alguns aspectos diferentes, como a organização, e foi assim que vencemos o último jogo, pois estivemos muito organizados e concentrados».

Com a manutenção cada vez mais próxima, Berger entende que «os pontos não preocupam. Vou para cada jogo com o objectivo de dar o meu melhor à equipa, e se todos pensarem assim, continuaremos a ganhar jogos».

Sobre os efeitos da vitória da última sexta-feira, frente ao adversário na Taça de Portugal: «(...)talvez tenha uma carga positiva no balneário, para o jogo da segunda mão, mas ainda falta algum tempo agora temos que nos concentrar nos próximos adversários e só depois pensar no Jamor.»

Treinos

A Académica treinou esta manha no recinto do jogo, à porta fechada. Continuam ausentes, por lesão, os jogadores Amoreirinha, Orlando, Pedro Costa e Bischoff. Entretanto, estão de regresso, sem mazelas, o guarda-redes Peiser, Nuno Coelho e Éder. Além disso, para o próximo jogo, Ulisses Morais já poderá contar com os jogadores que estiveram ausentes do jogo com o VSC por força das expulsões no jogo com o Rio Ave (Hélder Cabral e Diogo Melo).

Para esta quarta-feira estão agendadas duas sessões de treinos, ambas na Academia Dolce Vita. De manhã, às 10 horas, à porta aberta - no fim do qual Ulisses Morais fará a conferência de imprensa de antevisão do jogo frente aos leirienses - e de tarde, às 16 horas, desta feita à porta fechada.


E pronto, aqui fica um breve resumo da preparação para o próximo jogo da Briosa, em que todos ambicionamos uma vitória, decisiva para as nossas contas no que resta do campeonato.

Saudações Académicas,

Pedro Monteiro Almeida

3 comentários:

mitic0 disse...

E perderam ainda o Cássio, que também acho muito bom jogador.

Mas melhor que tudo isso é o facto de o Pateiro não poder jogar, que é um jogador que aprecio particularmente.

De realçar o discurso de Berger. Gente assim já não se vê em muito lado..

Temos todas as condições de ganhar o jogo, vamos a ver se o excesso de opções não enubla as opções do treinador.

Cumprimentos.

pmalmeyda disse...

Eh companheiro, esqueci-me do Cássio... E sim, também podia ter falado no Pateiro, que é um jogador importante. Vou fazer uma adenda.

Abraço

mitic0 disse...

Só estava a dar a minha visão pessoal.. :)

Até sexta e bom trabalho!