03/02/11

"Os grandes momentos nascem com as grandes oportunidades"

Hoje vivo o dia mais importante da minha vida de Academista. Desde que grito, canto, pulo, choro e rio por este histórico clube, nunca estive tão perto de um sonho tão lindo como seria o de estar na Festa da Taça numa linda tarde solarenga de domingo, no Jamor, ao lado da nossa amada Briosa.

Não depende de mim... Infelizmente não posso entrar em campo nos 180 minutos em que tudo se jogará... Se pudesse, lutaria até ao limite das minhas forças, até à última lufada de ar nos meus pulmões, até ao último segundo desta eliminatória... Não posso. Mas 11 dos nossos podem.

Gostaria que estes 11, ao pisarem o relvado e ao sentirem o inferno que os espera, olhassem para o losango que lhes cobre o coração e sentissem a mística que ostenta, a história que carrega, o brio daqueles que já a vestiram e o coração dos milhares que sofrem por ele.

Por mim, nada posso fazer a não ser esperar e torcer por fora. Mas eles podem... Centímetro a centímetro, jogada a jogada, segundo a segundo, durante 180 minutos viverão aquela que pode ser a maior batalha das suas vidas enquanto profissionais.

Em "Any Given Sunday", o treinador Tony D'Amato diz aos seus jogadores qualquer coisa como isto: "- (...) a vida é um jogo de centímetros - o futebol também. Em ambos os jogos - vida ou futebol - a margem para erro é muito pequena: meio passo muito cedo ou muito tarde e não se consegue por pouco; meio segundo a mais ou a menos e já não se apanha a bola... Os centímetros de que precisamos estão por todo o lado: estão em cada momento do jogo, em cada minuto, em cada segundo... Nesta equipa lutamos por esse centímetro. Nesta equipa desfazemo-nos a nós próprio e a todos os que nos rodeiam por esse centímetro. Fincamos as garras e partimo-las por esse centímetro, porque sabemos que é a soma de todos esses centímetros que fará a diferença entre ganhar e perder! Entre viver e morrer! E digo-vos mais: em todas as lutas, é sempre o lutador que está disposto a morrer que ganhará esse centímetro. Eu sei que, se continuar vivo depois de tudo isto, é porque estou disposto a lutar e a morrer por esse centímetro. Porque viver é exactamente isso: os 5 ou 6 centímetros à vossa frente. Eu não posso obrigar-vos a lutar. Têm de olhar para o vosso companheiro de equipa: olhem para os olhos dele e verão alguém que percorrerá esse centímetro convosco. Verão alguém que se sacrificará por esta equipa, porque sabe que se o fizer, vocês farão o mesmo por ele. E isso é uma equipa, meus senhores. Ou jogamos como equipa, ou morremos como indivíduos! Assim é o futebol... E agora, que fareis?"

O jogo de logo à noite não é de futebol americano (a menos que jogue o F. Meireles...), mas gostava de ver uma equipa de jogadores que lutassem por cada centímetro, por cada segundo, por cada bola... Gostava de ver uma equipa em que, quando as forças falhassem, todos se lembrassem do losango e do brio que representa.

E, mesmo assim, podemos até nem ganhar, o que não podemos é baixar os braços, esquecer o nosso losango.

Lutem por cada centímetro, por cada segundo, por cada bola e amanhã continuarei, como hoje, a sentir um orgulho imenso pelo meu clube.

Força rapazes! Lutem por nós!

Pedro Monteiro Almeida


3 comentários:

Luis Pedro disse...

Grande post. Faço das tuas as minhas palavras. Vamos Briosa, vamos lutar pelo sonho!!

mitic0 disse...

Brutal, Pedro. Este post tem de ser re-publicado na altura da 2.ª mão.

Retrata na exactidão o que é a capacidade de superação e da consciência daquele momento histórico decisivo: saber que tem de se fazer tudo por ganhar, da única forma possível (e com sentido).. que é em conjunto, ou arrependerem-se para sempre..


Do jogo que já se realizou nada a dizer. Lutámos e deixamos a eliminatória completamente em aberto.
Vejamos é como as equipas evoluem até lá..

pmalmeyda disse...

;) era isso mesmo que queria transmitir. Venha a segunda mão!

Abraço