11/02/11

"Eu não disse?"

Ainda não passou uma semana desde que publiquei neste espaço um post intitulado "A Académica de José Guilherme: reparos de ordem táctica", em que expressava a minha modestíssima opinião acerca da "arrumação" táctica da equipa no terreno. Nesse trabalho defendi que o recuo táctico da equipa em embates frente a adversários de igual ou inferior valia era uma atitude arriscada e que poderia vir a comprometer os nossos objectivos (por mais modestos que estes - ainda- sejam, como se pode ler no post do Tiago aqui abaixo) . Ainda naquele meu outro trabalho deixei escrito:

"Por fim, deixo-vos ainda outro sinal alarmante: a "contratação" de Adrien (que, à excepção dos dois últimos jogos, tem sido uma grande mais-valia) em detrimento de um central não é inocente. É sinal de que, muito em breve, estaremos a jogar sempre naquele 4-1-3-2 defensivo: a iminente saída de Sougou, sem que tenhamos um substituto à altura, obrigará a isso mesmo..."

Ora, nem mais. Quem leu as poucas linhas que os jornais desportivos (e respectivas versões online) dedicaram à nossa Briosa, deparou-se com títulos como este: "Losango veio para ficar" (in O JOGO).

Diz esta publicação:
« Já se tinha percebido que o modelo de jogo era diferente do do antecessor (Jorge Costa) que rendeu nos últimos dias de 2010. Agora, também parece evidente que até o desenho táctico deverá ser diferente daqui para a frente.

No último domingo, na recepção ao Beira-Mar, o técnico dos estudantes surpreendeu ao mudar o esquema táctico. Desde 2008/09 - na altura a Académica ainda era orientada por Domingos Paciência - que o 4x3x3 é a táctica mais utilizada pelos capas negras, cenário que, de resto, se manteve com Rogério Gonçalves, André Villas-Boas e Jorge Costa. No entanto, pela amostra no duelo com os aveirenses não será de estranhar que o futuro passe pelo 4x4x2, com o meio-campo disposto em losango. De resto, isso mesmo tem vindo a ser testado nas últimas semanas.

Uma mudança que, de algum modo, era expectável, até porque José Guilherme já nos tempos em que liderou as diversas equipas dos escalões jovens do FC Porto apostava no referido sistema, algo que agora parece preparado para fazer ao serviço da formação da cidade do Mondego.

A propósito desta alteração, ainda ontem Miguel Fidalgo - que regressou à titularidade na ronda transacta, após lesão - admitiu ser favorável ao novo sistema táctico, reconhecendo também que este é um desenho do agrado do próprio treinador: "Estou a gostar deste sistema táctico. É um sistema de que o treinador gosta. A equipa fica mais compacta e ainda no domingo demonstrámos que estamos no bom caminho".

Embora "habituado a jogar em 4x3x3", certo é que esta "não é uma táctica estranha" ao avançado madeirense, que assumiu, ainda, ser-lhe "indiferente jogar sozinho ou acompanhado" na frente de ataque, não escondendo que ele próprio gosta de "movimentar-se e ir às linhas"».


Ora bem, temos de admitir que um sistema táctico, por si só, não determina uma postura mais atacante ou defensiva da equipa, um jogo de transições rápidas ou de contenção, a vitória ou a derrota. O sistema táctico depende, isso sim, de três vectores importantíssimos: dos movimentos dos jogadores dentro desse sistema, dos tempos de jogo e, sobretudo, dos jogadores ao serviço do clube.

Assim, e tendo sempre presente a certeza de que este clube e os respectivos jogadores têm incutida uma ideia de jogo completamente diferente da que agora se adopta (como, aliás, se retira do artigo), e sabendo que José Guilherme chegou ao clube há coisa de um mês, para pegar numa equipa composta por jogadores que não escolheu, podemos perguntar se a mudança é sensata.

Mais uma vez - e notem que não faço aqui nenhuma "perseguição" consciente ao treinador a quem, aliás, reconheço algumas qualidades - tenho de deixar aqui expresso o meu total desagrado com esta situação. O sensato seria, na minha opinião, aperfeiçoar o que já estava feito e esperar pela pré-época para trabalhar este novo modelo, em vez de constantes experiências numa altura em que os objectivos da equipa ainda estão longe (pela amostra, conseguir os 7 pontos que faltam - e que podem nem sequer ser suficientes - poderá não ser tarefa fácil: quem não ganha a Paços e Beira em casa e perde com o Olhanense, sujeita-se...).

Bem, não quero ser um "velho do Restelo", nem quero vestir o papel de desestabilizador do clube numa altura tão importante da época, em que há tanto em jogo, mas sempre direi que na minha cabeça já existe uma ideia do que vai acontecer no Domingo. Por respeito, não o deixo aqui escrito, mas deixo uma pista: vamos marcar primeiro... Desejo por tudo estar enganado (e se estiver, também o admitirei...), mas veremos.

Uma coisa é certa: continuo a apoiar incondicionalmente a equipa e o seu treinador e quero uma vitória no Domingo.

Força rapazes!

Saudações Académicas,

Pedro Monteiro Almeida

2 comentários:

Tiago Fernandes disse...

Distinto amigo,

Mais uma análise correctíssima. Infelizmente com a nossa Briosa, não é muito difícil de adivinhar aquele que começa a ser o nosso fado.

O nosso coach, cuja obra prima foi a comportamento defensivo da equipa das quinas no mundial, parece talhado para o catenaccio....

Saudações académicas aqui do gang da BG

mitic0 disse...

Pedro, de facto foste o primeiro a detectar essa mudança táctica iminente. ( e a verbalizá-la).

Quanto ao mérito dessa mudança, acho bem que se aperfeiçoe um sistema táctico alternativo.

É lógico no entanto que essas experiências não podem ocorrer jamais em jogos importantíssimos como foi o do último domingo.

Que se desenvolvam nos treinos, em jogos mais ou menos controlados..

Já analisando friamente o plantel, acho que até temos jogadores que se adequam mais a esse sistema.Aliás, desde o tempo de Domingos que mantivemos essa herança como que adormecida"..

Excepção feita talvez a Laionel e Diogo Valente, que devem sair no final da época.

É lógico que este sistema tem ainda de ser abundantemente trabalhado, mantendo uma filosofia de posse de bola, e de transições defesa-ataque rapidíssimas.

Sendo assim, e com bons executantes, acredito que possa dar resultados..

Abraço.