04/02/11

Análise ao jogo e classificação dos intervenientes

Intervalo. Ao fim da primeira parte da eliminatória, estamos a perder 0-1.

Aqui fica, então, a minha análise ao jogo disputado esta noite em espanha (assim mesmo, com letra pequenina...).

Apreciação global

Em primeiro lugar, à equipa não tenho nada a apontar: bateram-se com valentia, foram bravos e fizeram o jogo que se esperava. Talvez tenha faltado algum discernimento na hora de "definir com critério" as jogadas de contra-ataque (que falta fizeram o Sougou e o M. Fidalgo...). Estou contente, de um modo geral, com a postura que adoptaram (pena a trapalhada no golo sofrido...).

Em segundo lugar, também gostei da actuação do nosso treinador. A forma como a equipa foi escalonada para o jogo foi aquilo o que se exigia. Actuámos num 4-3-3 híbrido que, face às características específicas do jogo, esteve muito tempo transformado num 4-2-3-1 defensivo. A ideia era simples: conferia-se consistência ao meio-campo defensivo, tentando destruir o jogo adversário na segunda fase de construção e, ao mesmo tempo, lançar contra-ataques rápidos para as costas dos centro-campistas adversários (também adequada foi a leitura do treinador "bacalhau", que se precaveu contra esta hipótese, fixando sempre os centrais muito atrás e um médio defensivo que praticamente não subia). A atitude expectante justificava-se plenamente dado que jogávamos no terreno do adversário numa eliminatória a duas mãos. O Prof. José Guilherme também não esteve mal a ler o jogo: as substituições foram bem feitas (confesso que, apesar de compreender tacticamente a entrada do benfiquista Coelho, não o achava com ritmo - e vontade? - para defender as nossas cores naquele momento). De resto, muito bem a ler o jogo: acertadíssimas as entradas de Sissoko e Diogo Gomes (que fizeram a jogada que nos podia ter colocado com um pé no Jamor). NOTA 3,5.

Quanto ao senhor de amarelo, foi o que se esperava. Não havia muito a esperar dele: já em 3 ou 4 ocasiões provou que não gosta da malta do losango. Confesso que me chegou a surpreender pela positiva nos minutos iniciais, depois... Bem... Optou por perdoar um vermelho justíssimo a Ricardo e, minutos depois, não hesitou em expulsar Bischoff ("A entrada foi dura, mas o médio da Académica não pareceu ter intenção de atingir o adversário", in maisfutebol). Pelo meio, asneira na amostragem o amarelo a D. Valente (toca a bola com o braço, mas está de costas para a jogada) e, mais tarde, na primeira oportunidade, mostra amarelo a São Peiser por retardar a reposição do bola em jogo (quantas e quantas vezes o árbitro deixa correr estas situações durante todo o jogo...). Por fim, não permitiu a assistência ao atleta H. Cabral no campo, arrastando-o para fora do relvado onde a intervenção médica demorou muito mais (por norma, os nossos árbitros vêm permitindo que as assistências aos jogadores sejam feitas em campo...). Neste hiato, a equipa desconcentrou-se e, com 9 jogadores, sofre o golo. Aqui, nada de errado, apenas má fé... Tudo bem... NOTA 2,5.

Os nossos, um a um (notas de 0 a 5):

São Peiser - Fantástico. Mais um vez provou ser um senhor guarda-redes! Intervenções soberbas nos minutos 10' (esta vale a pena ver de novo na tv), 28', 33', 48'e 64'. Ufff... Merecia um pouco mais dos seus colegas de defesa. No golo, nada a fazer. Este sim, um jogador que vale pontos (e andam aí clubes a pagar 8,5M € por guarda-redes que não lhe chegam aos calcanhares...). Uma palavrinha à nossa Direcção: renovem-lhe imediatamente o contrato (acaba em 2012!) para não termos dissabores... NOTA 5.

Pedrinho - Nota-se que vem em crescendo de forma. Ganhou a maior parte dos duelos com Toscano e J. Ribeiro , embora não se tenha dado muito bem com as subidas de Bruno Teles. Corte importante para canto aos 9' e alguns bons apontamentos nas bolas paradas defensivas. Infelizmente, não conseguiu subir no terreno e acabou por falhar muitas tabelas com Laionel (falta de entrosamento?). "Borrou a pintura" no lance do golo adversário (inadmissível a embrulhada com Sow)... NOTA 2,5.

Hélder Cabral - Bem, muito bem, a defender e a atacar. Ficou na retina um lance aos 20' em que passa por 3 jogadores adversários, sendo travado pelo karateca Ricardo quando já se isolava para a baliza. Cruzamentos com nível aos 39' e aos 64' e alguns cortes providenciais na defesa. "Secou" Alex e foi sempre um jogador com uma garra e generosidade tremendas. Começou a sentir grandes dificuldades físicas a partir dos 75', mas manteve-se em campo apesar de notoriamente limitado. Sofremos o golo enquanto estava a ser assistido (também já merece a renovação do contrato). NOTA 4.

Berger - Limpinho. É um central de nível bem acima dos restantes que compõem o plantel. Muitos cortes providenciais, sobretudo de cabeça, ajudando a defesa a manter o nulo. Foi impecável sobretudo no período em que a Briosa esteve em desvantagem numérica. NOTA 3,5.

Pape Sow - Começou muito bem (fantástico o corte acrobático aos 12'). A partir daí, foi um jogador esforçado, ganhando muitas bolas de cabeça, acusando, no entanto, alguns lapsos de concentração. Foi numa dessas suas fases de "introspecção" que se embrulhou com Pedrinho e Faouzi aproveitou para fazer o golo. NOTA 2,5.

Adrien Silva - Esteve a milhas do que já lhe vimos fazer com a nossa camisola. Perdeu imensas disputas no meio-campo, demorou a definir vários lances de contra-ataque e falhou uma mão-cheia de passes... Sabe fazer muito melhor, mas hoje nada lhe saiu bem: nem o livre que marcou aos 22', nem um remate em posição privilegiada aos 55'. NOTA 2,5.

Diogo Melo - Um autêntico carro de combate no miolo do terreno. Esteve bastante bem na ocupação do seu espaço, contribuindo com alguns roubos de bola (Rui Miguel que o diga!). Faltou-lhe entregar a bola com mais certeza e ser mais rápido nas saídas para o contra-ataque. Caiu muito na segunda parte, fruto, talvez, do esforço extra despendido quando jogávamos com menos um. Um reparo: tem de ter mais atenção ao local onde comete as faltas: dá impressão que se atrasa muito na decisão (rever, p.ex., o lance aos 32'). NOTA 3.

Bischoff - Talvez o maior erro de casting para esta partida. Já disse várias vezes que sou um defensor deste jogador, tem uma óptima técnica, boa capacidade de passe e é muito bom num jogo de "posse". Talvez por isso, o Prof. tenha apostado nele para este encontro (na minha opinião, exigia-se alguém com maior poder físico...). Falhou rotundamente: não se viu a não ser na entrada impetuosa que lhe valeu o cartão vermelho - bastante injusto, mas com este árbitro, já se sabia... bastava uma oportunidade... e o mal de Bischoff foi conceder-lha. Melhores dias virão. NOTA 1,5.

Laionel - Teve o ónus ingrato de substituir Sougou no onze inicial. Pediam-se-lhe rotações altas na condução dos contra-ataques e capacidade técnica para "furar" nas alas. Salvo alguns fogachos, não fez esquecer o nosso velocista, nem calar os suspiros pela entrada do Sissoko. Terá outras oportunidades. Foi muito bem substituído ao intervalo. NOTA 2,5.

Diogo Valente - Também esteve longe daquilo a que já nos habituou. Mas é um jogador que, embora muitas vezes com pés de lã, demonstra sempre bastante habilidade técnica. Se tivesse mais velocidade... Ainda construiu alguns lances e "arrancou" o segundo amarelo a João Alves. Também não teve a qualidade que costuma evidenciar na marcação de bolas paradas. Foi bem substituído por já mostrar bastante desgaste. NOTA 3.

Éderzito - Tem evoluído bastante, o nosso ponta. Luta muito pelas bolas que lhe chegam e demonstra muita qualidade na retenção do esférico (muito bem nas tabelas...). Pena não ter (ainda!) aquele "faro para o golo"... Hoje foi exactamente isto: muito lutador, bem a segurar a bola para o avanço dos colegas (sobretudo nas alas), mas muito desapoiado. Podia ter feito bem melhor aos 40', quando se deixou antecipar por Nilson... Merecia, talvez, mais uns minutos em campo. NOTA 3,5.

Nuno Coelho - Entrou ao intervalo, numa altura em que jogávamos com menos um e precisávamos de mais gente no miolo. Compreende-se a ideia, mas O Benfiquista Coelho já mostrou, há muito, que o seu pensamento já não está por cá. Nada de grandes correrias, nada de sujar muito os calções, nada de ajudar os colegas... Tem o seu contrato acertado com outro clube e já não merece a camisola que veste. Para mim, o destino deste senhor era muito simples: Tourizense... 45' em campo cheios de nada... NOTA 1,5.

Sissoko - Substituiu Éderzito aos 66' e emprestou alguma irreverência e velocidade ao nosso jogo. Pena denotar ainda algumas lacunas decorrentes da sua juventude. Fantástica a assistência para Diogo Gomes, naquele lance que nos podia (devia?) ter dado vantagem. Um jogador a rever e mais um contrato a prorrogar. NOTA 3.

Diogo Gomes - Mas que raio lhe passou pela cabeça quando, aos 77' se encontrou frente-a-frente com Nilson? Tem qualidade para fazer bem melhor. Esforçado nos (poucos) minutos que esteve em campo. Merece mais tempo de jogo... NOTA 2,5.

E pronto, aqui vos deixo a minha apreciação (exposta à crítica, claro).

Continuamos vivos!!!

Saudações Académicas,

Pedro Monteiro Almeida

11 comentários:

PSF disse...

2,5 ao cabrão de amarelo?!!
Daasssse

citrex disse...

dar alguma coisa ao cabrao de amarelo? So uma sova. tudo o resto é ser muito simpatico.

COncordo com a analise globalmente excepto, como ja referido, na nota ao cabeça de pila.

Anónimo disse...

acho que o pape sow merecia a mesma nota do berger. pela primeira vez gostei de o ver jogar, o sow.
nuno coelho continua a ser o maior jogador de todos os tempos a jogar para trás.
adrien jogou com a mania de ser estrela da equipa.
Laionel que falta de garra, meio encosto é o suficiente para se atirar para a piscina.
gostei do sissoko deveria ter jogado de inicio para começar a mostrar o que pode fazer.
bischoff acho-o muito lento, faz bons passes de rotura mas falta-lhe o querer.
na frente, irritei-me várias vezes na segunda parte quando podiam jogar fácil, faziam grandes passes para os bitoriAnus.
o sousa acho que esteve mal na expulsão do bischoff.
gostei da académica a jogar com 10, durante o intervalo pensei era bom que a briosa fosse para cima do guima e os surpreendessem em vez de jogar à defesa.
o golo foi uma treta, mas nós damos a volta em coimbra.
Tiago Branco

mitic0 disse...

muito boa a análise, como sempre.

Se calhar ontem jogadores com mais poder fisico, como
o Morais ou o Paraiba, tinham dado jeito..

enfim, venha domingo

pmalmeyda disse...

Compreendo a indignação do PSF e do citrex pela nota do árbitro. Mas a verdade é que já estou tão habituado aos constantes "assaltos" que já nada me choca (além disso, ainda por cima, foi-lhe atribuída nota positiva em todos os "jornais" desportivos, o que só prova a complacência com que as nossas arbitragens são tratadas por que não é da Briosa)...

Com as análises do Tiago Branco e do mitic0, concordo em absoluto.

Ainda acredito!

Saudações Académicas,

Pedro Monteiro Almeida

citrex disse...

Caro P. Almeida,

O jornal o jogo ate diz que foi uma arbitragem excelente portanto veja la o crédito que um gajo lhes pode dar.

Este jorge sousa é sempre a mesma coisa, LADRAO LADRAO LADRAO. Nao existe nada a fazer, ainda por cima e protegido pelos boss da arbitragem.

Agora é acreditar, acreditar acreditar.

RUMO AO JAMOR.

pmalmeyda disse...

;) pois, exactamente por isso... Quer dizer, já é tão "normal" para todos que já é escusado fazer grande alarido (é que nós não somos o SLBê...). Temos é de jogar ainda mais e melhor porque entramos sempre em campo a jogar contra 14... Triste, sem dúvida, mas é o "futebolzinho" que temos por cá. Infelizmente somos "todos bons rapazes", gente educada e adeptos de um clube com valores. Se fôssemos mais como os energúmenos que apoiam a equipa que defrontámos ontem, se calhar brincavam menos connosco...

Mas este é o estado de coisas... O que temos de fazer é apoiar a equipa e estar presentes no estádio.

Também acredito!

Saudações Académicas

Sarabia disse...

Continuo leitor assíduo do vosso espaço e duma forma geral a qualidade continua alta.
Agora, quanto a esta apreciação dos jogadores... não concordo.
Notas elevadas para o Peiser, Habib (surpreendente), H. Cabral e Berger na minha opinião. Na medida em que a equipa esteve tactimente toldada defensivamente pelo treinador apenas daria mais uma positiva: Éder.

Briosa para sempre

Sarabia disse...

Ah,...e nota elevada para os nossos adeptos.

Saudações.

Briosa para sempre

Alex disse...

Cumprimentos

Caro Pedro Monteiro Almeida, o meu nome é Alexandre, pertenço à equipa do Futebol Portugal.

Tenho acompanhado o seu blog com muito agrado! Particularmente a forma como escreve sobre a nossa Briosa. Existe alguma forma de poder falar consigo?

Grato pela atenção

pmalmeyda disse...

Caro Alexandre,

É um orgulho para nós sermos acompanhados pela equipa de um espaço tão famoso.

Por uma questão de privacidade, preferia que me enviasse um mail para pmalmeyda@gmail.com . Na resposta,enviar-lhe-ei os meus contactos.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Monteiro Almeida