29/01/11

Podíamos vencer sem sofrer?

A resposta a esta pergunta é óbvia: Podíamos, mas não era a mesma coisa.

Com o fantástico e quase épico report do ilustre Mítico, vou-me inibir de fazer qualquer apreciação histórica e cronológica ao jogo. Cingir-me-ei a alguns factos que, de por demais evidentes, ainda assim me parecem merecer realce.

Começo pelo início, é muito mais fácil entrar em campo já em vantagem quando os bilhetes são a preços aceitáveis e não a pequenas fortunas como em jogos anteriores. E não precede o comentário de que, com os grandes, para o estádio não estar pintado de outra cor, carregue-se no preço. Os adeptos, ainda que de outra cor, calam-se/conquistam-se com exibições como a de ontem. Mas afastam-se com a prática de alguns preços a que temos assistido. ( Sobre o custo efectivo de ser sócio da Briosa e do respectivo bilhete de época, debruçar-me-ei oportunamente....).

Acrescento ainda sobre este facto que, tendo os sectores do estádio abertos, perde a Briosa se não os encher. Como tal, seria da melhor racionalidade económica e desportiva ( aumento do apoio), baixar os preços dos bilhetes e (sugestão nossa) criar agora um bilhete de meia época, que custasse a todos, por exemplo 25€?

Muito embora os factos acima descritos sejam indesmentíveis, não podemos fugir à questão do momento. Habib não é jogador para usar a nossa camisola. Não se trata aqui de nenhum linchamento público ou ódio de estimação. Os próprios colegas chegam ostensiva e compreensivamente ao desespero em campo e evitam que o esférico lhe chegue. É apenas uma infeliz constatação da realidade. É inseguro a defender, lento na reposição e trapalhão nas abordagens aos lances. Ontem podia ter-nos custado o sonho. E por falar em custar. Será que não existam cerca de 25.000€ para trazer André Micael o Moreirense?

Sobre o jogo gostava também de tecer algumas considerações. Com o esquema táctico que mais beneficia a Briosa e com um Adrien Silva, um Bischof e acima de tudo, um Sougou à antiga, a Briosa cresce e assume-se como uma equipa que pratica um excelente futebol. Estes dois internacionais portugueses, conferem à nossa equipa um toque de classe e um nível que muito apreciamos.

Concluo, referindo que mais uma vez, um senhor com apito, teve a desfaçatez de vir a Coimbra meter-nos a mão no bolso. 8 minutos de descontos, alta tolerância ao anti-jogo por parte dos homens de Setúbal enquanto venciam e, pior do que isso, grande tolerância disciplinar para os homens de verde. Começa a ser um abuso este facto e deveria suscitar uma reacção por parte da cordata gente do Mondego.

Uma última reflexão. Ontem vivi provavelmente a minha melhor noite como adepto da Académica. Escolhi prepositadamente a imagem deste post, para vos dar nota que sonho com o dia em que, eu mesmo tiro uma foto destas mas, desta vez, a cores.

A equipa do CapasNegras já faz planos para pernoitar no Jamor na véspera da final da Taça, rodeados de muita febra e vinho das fantásticas vinhas do Mítico. Rapazes, realizem o nosso sonho.

TF

3 comentários:

mitic0 disse...

Excelente reflexão grande TF. Até na escolha de vinho estou de acordo. :)


Abraço.

Tiago Fernandes disse...

Pois, só nessa altura é que poderemos ver e provar o vinho D.Sebastião.

pmalmeyda disse...

Eheheh... Muito bem, sim senhor... Caso se proporcione, lá estaremos então, na linha da frente.

Abraço