21/02/08

Maló e Belo juntos em Poiares

Depois da reunião em Lisboa, num jantar promovido pela Casa da Académica de Lisboa, notáveis da Briosa reuniram-se ontem à noite em Poiares. Maló de Abreu esteve com José Belo.

Castanheira Neves, José Belo, Luís Providência, Maló de Abreu, Álvaro Amaro, Mário Campos, Jaime Soares, Vasco Ribeiro, Manuel António e Mário Martins foram alguns dos ilustres academistas presentes no Restaurante “O Confrade”, em Poiares, cuja autarquia é presidida por Jaime Soares, que, à mesa, durante o jantar, aproveitaram para falar sobre a Académica, instituição que, de uma forma ou de outra, une todos os presentes. Em causa, encontra-se o acto eleitoral de Abril para a presidência da Briosa, numa corrida para a qual, para já, apenas José Eduardo Simões (que ainda não tornou oficial a sua vontade de se recandidatar) e Maló de Abreu parecem avançar. Ontem, a possível formação de uma lista para destronar Simões não chegou a ser um tema específico de conversa, mas tal como alguns dos académicos presentes já tinham revelado na véspera ao DIÁRIO AS BEIRAS, em Lisboa, a ideia de todos os ilustres que ontem se reuniram passa mesmo por encontrar uma alternativa ao mandato de José Eduardo Simões. “Não somos só estes [à mesa], somos mais do que isso, vale a pena mobilizar um grupo de pessoas”, sublinhou Castanheira Neves durante o jantar.
Uma das curiosidades inerentes ao encontro de ontem foi mesmo a presença de Maló de Abreu, candidato derrotado há três anos na corrida às urnas com Simões. O médico dentista encontra-se ainda a formar a sua lista e terá, junto dos restantes, procurado apoios para apresentar oficialmente a sua candidatura. Essa é mesmo a grande dúvida do momento nos bastidores da Briosa: avançará Maló com alguns dos académicos que ontem estiveram em Poiares ou haverá uma terceira lista, com um candidato que ainda não foi encontrado? Nenhuma dessas duas hipóteses está ainda confirmada, mesmo no seio dos próprios intervenientes, e os próximos dias, nesse particular, serão decisivos. As eleições ainda não têm data marcada e cabe ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Almeida Santos, definir essa data, algo que deverá acontecer até ao final do mês de Fevereiro.
Em contacto com o DIÁRIO AS BEIRAS, os académicos demonstraram algum incómodo, dando a entender que ainda não chegou o timing certo para publicamente assumirem qualquer posição.

(asbeiras online)

Sem comentários: