28/01/08

Ressuscitar o “condenado”

A Académica tornou-se na primeira equipa do campeonato a perder com a União de Leiria. O conjunto, que para muitos já estava praticamente “condenado” à despromoção, aproveitou a apatia contrária e a inspiração de João Paulo para tirar a “barriga de misérias”

A confiança da Briosa estava nos píncaros, motivada pelo facto de não perder há quatro jogos e de ter somado oito pontos no mesmo período, mas isso não valeu de nada. É que a Académica tornou-se ontem a primeira equipa a ser derrotada pela União de Leiria, na edição 2007/2008 da BwinLiga. Os leirienses, que para muitos já estão “condenados” a disputar a Liga Vitalis na próxima temporada, partiram para esta ronda a uma dezena de pontos da “salvação” e, ainda por cima, não sabiam o que era vencer para o campeonato desde 6 de Maio.
Até se pode aceitar a tese de que o resultado foi pesado para a turma que veste de negro, mas a apatia generalizada logo a seguir ao tento inaugural de João Paulo revelou-se demasiado cara para as ambições dos forasteiros. A diferença final também se pode explicar através da eficácia de João Paulo – marcou dois e é o terceiro melhor marcado da competição com oito tentos –, mas também pelos erros defensivos que os estudantes acumularam no último terço defensivo, sendo o mais flagrante deles o que originou o 2-0.
A Académica, que se apresentou no já tradicional 4x4x2, até começou melhor a partida, com o regressado Joeano a deixar “a cabeça em água” à defesa da cidade do Lis. No entanto, como já se explicou, o pontapé certeiro do ponta-de-lança caseiro baralhou completamente as ideias aos academistas que nunca mais se encontraram.
Mudanças...
pouco produtivas

As alterações feitas por Domingos ao intervalo (Ivanildo e Edgar renderam Cris e Tiero) visavam dar um maior pendor ofensivo aos academistas, mas o efeito foi contrário. Não que os anfitriões incomodassem muito, no entanto a equipa ficou “partida” e o meio-campo, que já nem estava a funcionar grande coisa, praticamente deixou de existir, pelo que a bola raramente chegou lá à frente. Aliás, só chegou a sério quando o União, sem fazer muito por isso, já estava com três no “papo”. Aí, o melhor que a Briosa conseguiu foi ver o estreante Edgar reduzir a diferença

(diario de coimbra)

Sem comentários: