11/01/08

Hélder Barbosa regressa à casa mãe e Edgar vem em sentido contrário.

Hélder Barbosa é o resultado da primeira incursão do FC Porto no mercado de Inverno. A bem da verdade não é sequer uma contratação no estrito significado da palavra, porque trata-se do regresso do extremo-esquerdo ao clube que detém o seu passe. Emprestado à Académica na época passada, Hélder Barbosa vai voltar de imediato aos bicampeões nacionais, aproveitando assim a vaga criada pela ausência de Tarik, que na segunda-feira partiu para a Taça de África. Sem o marroquino e, pior ainda, sem jogadores semelhantes no plantel, Jesualdo Ferreira viu no jogador emprestado uma excelente opção, pois trata-se de um extremo "puro", capaz de alimentar o ataque portista com a mesma profundida que era atribuída pela forma de jogar de Tarik. A SAD, por seu turno, dá um claro sinal da aposta na formação do clube, preferindo Hélder Barbosa a uma aposta no "escuro".

Em sentido contrário seguirá Edgar. O avançado figurava nas preferências de Domingos Paciência, treinador da Académica - o próprio admitiu-o ontem em declarações à TVI -, servindo agora como compensação pela perda de Hélder Barbosa. Titular por apenas uma vez, em Paços de Ferreira, o avançado brasileiro vinha sendo apontado como forte candidato a sair em Janeiro a fim de jogar com regularidade.

A chegada do esquerdino ao FC Porto permite uma outra leitura: Jesualdo não deseja que Lisandro volte a uma ala, preferindo manter o melhor marcador do campeonato no centro do ataque. Com esta opção recebe um reforço que, ao serviço da Académica, foi utilizado em todos os 15 jogos, tendo marcado dois golos ao longo dos 776 minutos de utilização. Hélder Barbosa também traz na bagagem dois cartões amarelos.

Ilídio Vale descobriu-o no Paredes
"É rápido, imprevisível, resistente e ambicioso"


Hélder Barbosa deu nas vistas no campeonato distrital de infantis e acabou recrutado pela formação do FC Porto. Tinha 10 anos e Ilídio Vale, na altura coordenador da formação do clube, recorda-se que já nessa idade destacava-se "pelo seu repentismo". As qualidades não se perderam, pelo contrário, desenvolveram-se ao ponto de Ilídio Vale vaticinar o sucesso no regresso a casa do ala emprestado à Académica. "Ele tem a cultura do FC Porto e já trabalhou mediante os modelos determinados para todas as equipas", recordou, acrescentando que "merece a oportunidade de mostrar o talento que possui". Um talento que se descreve com adjectivos como "rapidez e imprevisibilidade", enfim, um futebol que Ilídio Vale descreve como "muito alegre". Ora não sendo um jogador de considerável porte atlético - "Maradona também não era grande", garante o treinador, Hélder Barbosa é "muito resistente e ambicioso, o que é fundamental para um jovem jogador ter sucesso".

(o jogo)

Que notícia tão triste esta.. espero agora que o Porto nos compense com grandes jogadores (assim à semelhança de como fizemos com o Varzim). Lino, Leandro Lima e Edgar?

Sem comentários: