24/01/08

Castanheira Neves, Álvaro Amaro e José Belo reuniram-se ontem

Três potenciais candidatos às eleições da Académica/OAF estiveram ontem reunidos em Coimbra, num encontro que certamente serviu para debater o momento pré-eleitoral que se vive na Briosa. Alfredo Castanheira Neves, Álvaro Amaro e José Belo almoçaram ontem em Coimbra. O primeiro já foi vice--presidente da Briosa, o segundo presidiu ao Conselho Fiscal e à Assembleia Geral e o terceiro foi o responsável máximo do Núcleo de Veteranos da AAC/ /OAF nos últimos anos. Castanheira Neves e José Belo, aliás, integraram a lista à Assembleia Geral de Maló de Abreu nas últimas eleições.
Ao Diário de Coimbra, Álvaro Amaro confirmou o encontro, mas negou que em causa estivesse a preparação de qualquer lista. «Foi apenas um encontro de amigos. Expliquei a José Belo o que se passa com a minha situação, como pretendo explicar a outros académicos», referiu-
-nos Álvaro Amaro sobre a polémica relacionada com as suas quotas. «Tenho muitas desculpas, mas não quero usar nenhuma. Admito humildemente que não paguei as quotas, mas já o fiz entretanto. Percebo que perca o número antigo, mas não percebo que perca a antiguidade e que seja varrido dos cadernos eleitorais», refere Amaro que a confirmar-se este cenário não poderá ser candidato (nem integrar qualquer lista) nem sequer votar. O também presidente da Câmara de Gouveia escreveu uma carta a apresentar o seu caso e a pedir para manter a antiguidade mas não obteve resposta. Por isso, entende que «estes não são os valores da Académica», admitindo pedir uma reunião a Almeida Santos para tentar resolver o problema.
Assim, além de uma eventual candidatura de José Belo (que pelo almoço de ontem se pode admitir que conte com o apoio de Amaro e Castanheira Neves), também podem estar na corrida Luís Santarino (como o próprio assumiu anteontem) e também Maló de Abreu (que afrontou José Eduardo Simões na última eleição). Quanto a José Eduardo Simões, como o DC noticiou a semana passada, também já estará no terreno a fazer alguns contactos a preparar a sua recandidatura.
Estatutariamente (os novos estatutos alteram a data mas ainda não foram aprovados), as eleições devem realizar-se entre 1 e 15 de Abril e a entrega das respectivas listas deve verificar-se até 15 de Março.

(diário de coimbra)

Sem comentários: