04/12/07

Rogério Matias vai até à FIFA

POR CAUSA DA NORMA QUE LIMITA INSCRIÇÃO DE FUTEBOLISTAS DESEMPREGADOS


Rogério Matias, jogador que teve tudo acertado com a Académica, continua desempregado, mas vai levar até às últimas consequências o seu caso. Ou seja, a FIFA prepara-se para receber mais um processo do futebol português.

O jogador que já representou o V. Guimarães, de onde foi transferido para o Standard Liège em 2006/07, sente-se lesado por ter chegado a acordo com a Académica para assinar contrato e não poder cumpri-lo pela simples razão de que a Liga de Clubes não aceita a inscrição.

Apesar de o atleta estar há seis meses sem clube, a Liga alega que o jogador não se encontra na situação de desemprego involuntário e por isso não aceita a inscrição do atleta fora das janelas oficiais estabelecidas para o efeito.

Matias vai pois fazer chegar à FIFA o seu caso, mas prepara-se também para exigir na justiça ser ressarcido pela Académica.

A história

O jogador rescindiu em Maio com o Standard Liège por acordo mútuo, uma vez que se avançasse para a rescisão com justa causa tornar-se-ia mais moroso e oneroso.

No imediato, Matias requereu o subsídio de desemprego que lhe foi deferido. O tempo foi passando e recentemente a Académica propôs-lhe um contrato. Matias fez exames médicos, treinou-se, falou aos órgãos de comunicação social como jogador da Académica, mas de um dia para o outro tudo se desmoronou.

A Académica deixou de ter interesse no jogador a partir do momento em que a Liga recusou a inscrição de Rogério Matias. Porquê? Porque o órgão que tutela o futebol profissional em Portugal faz uma interpretação restritiva do nº 1 do artigo 6 do Regulamento Geral de Transferências, considerando que Matias está desempregado porque quer, uma vez que chegou a acordo para rescindir com o St. Liège.

Sem comentários: