10/12/07

A Académica um a um

2 Pedro Roma

Não esteve tão tranquilo como em outras partidas, sendo tal facto notório em algumas saídas de entre os postes. Aos 20', com uma intervenção temerária, adiou o golo do Benfica mas foi incapaz de impedir os três golos que se seguiram. Um toque no pé direito, ainda na primeira parte, pareceu deixar o guardião menos afoito a abandonar a linha de baliza.

2 Pedro Costa

Nas suas costas nasceu sempre muito, demasiado até, espaço para ser explorado. Di María cedo percebeu isso e esforçou-se por criar-lhe as maiores dificuldades. Se, em termos defensivos, o jogo não lhe correu da melhor forma, há que realçar que tentou, quando possível, subir à área benfiquista para alguns cruzamentos.

1,5 Kaká

Uma intranquilidade latente desde os minutos iniciais até ao fim. De forma algo incompreensível, falhou passes e permitiu espaços aos atacantes do Benfica que poderiam ter dado piores resultados. Aos 15' teve uma perda de bola em zona proibida que, por sorte, não resultou em problemas maiores. Seja como for, nunca foi um elemento de descanso para Pedro Roma, não ficando isento de culpas no 2-0 e no 3-1. Para esquecer…

2,5 Litos

Mais concentrado que o colega de sector, ainda salvou alguns lances, optando por não complicar os cortes e valendo-se da sua experiência. Aplicou, em determinadas situações, uma dureza um pouco maior do que seria necessário mas alguém tinha de tentar resolver os problemas que surgiam no eixo.

2 Vítor Vinha

Com Nuno Assis pela frente, não começou bem e demorou a conseguir impor-se, apenas mostrando sinais de maior acerto na segunda metade da primeira parte. No resto da partida voltou a vacilar, partilhando da tremedeira que o sector recuado por vezes ia tendo.

2,5 Pavlovic

A meio campo funcionou como a âncora dos estudantes, mantendo-se sempre no vértice mais recuado da intermediária a apoiar a dupla de centrais. Grande parte da sua missão passou por vigiar Nuno Gomes, quando este recuava a pedir a bola e, nesse ponto, foi importante ao descolorir o desempenho do avançado. Combativo, pareceu que podia ter feito mais no golo de Luisão, deixando o central aparecer sem pressão na zona onde estava colocado.

2 Paulo Sérgio

Vítima da opção táctica de Domingos Paciência ao intervalo. Até então, não tinha estado mal, colaborando nas tarefas defensivas e mostrando disponibilidade para transportar o esférico para a frente.

2,5 Lito

Encostado à ala direita, foi dos que tentaram imprimir velocidade ao ataque academista muito embora, na primeira metade, tenha sentido dificuldades em escapar-se a Leo. Curiosamente, após a saída do lateral do Benfica, o seu rendimento subiu, acompanhando, no fundo, a melhoria global de toda a equipa.

3 Hélder Barbosa

Quem diria que, depois de uns 45' iniciais tão insonsos, arrancaria para uma segunda parte de elevado nível? Mérito, também, para o técnico dos visitantes pela aposta que fez no jovem, ao transferi-lo da ala esquerda para uma zona mais central. Foi aí que Hélder Barbosa brilhou e até esteve quase a repor a igualdade, quando o jogo estava em 1-2: aos 65' acertou no poste de Butt e aos 80' testou o limite da resistência dos rins do alemão. O seu inconformismo pautou o futebol da equipa academista até final, mesmo que tal não tenha sido suficiente…

2,5 N'Doye

Tal como Hélder Barbosa, andou discretamente no relvado durante a primeira parte. Bem marcado e algo lento na hora de fugir a essa marcação, raramente se viu até… ao minuto 48. Uma bomba do meio da rua saiu para fora e Butt não se preocupou; o mesmo aconteceu apenas 5' depois mas, aí, a bola enganou o guardião do Benfica e entrou. Pouco depois, numa altura em que estava em crescendo, saiu por lesão.

2,5 Joeano

Um avançado irrequieto e inconformado, mesmo tendo sobre si um aperto constante por parte dos centrais do Benfica. Apesar da falta de espaço, ainda "inventou" ocasiões de evidente perigo, aos 43' e 56'.

1 Ivanildo

A sua entrada ao intervalo fez supor que serviria para dar mais rapidez ao jogo mas raramente a reconhecida velocidade do extremo serviu os propósitos do colectivo. Previsível, acabou por ser desarmado na maioria das vezes.

1 Gyano

Procurou refrescar a frente de ataque, no lugar de Joeano mas esteve discreto.

1,5 Miguel Pedro

Ocupou a posição de N'Doye, mostrando vontade e alguma intenção atacante.

Sem comentários: