15/12/07

Académica inaugura academia e queixa-se da falta de apoios (parte II)

A Académica inaugurou neste sábado a sua academia de futebol - a qual recebeu o nome do patrocinador principal do clube de Coimbra (Dolce Vita), que estará também nas camisolas da equipa até 2011- , numa cerimónia presidida por Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, e Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes.

Na ocasião, propícia a discursos inflamados, José Eduardo Simões enalteceu mais uma vez a intrigada obra de engenharia financeira que permitiu erguer a estrutura praticamente sem apoios do Estado.

Quem não gostou da observação foi Laurentino Dias que assegurou nunca ter tido sobre a sua mesa de trabalho qualquer pedido de financiamento da parte dos «estudantes», nem o seu antecessor, o próprio Hermínio Loureiro, ali presente.

Aquilo que o responsável pela pasta do Desporto assegurou foi a disponibilidade para dar, no mínimo, a mesma atenção à Briosa que lhe merecem outros clubes de grande expressão, já que há, ainda, alguns trabalhos de conclusão, por fazer. «Não posso esquecer que vesti esta camisola durante 5 anos», reconheceu Laurentino Dias.

A Academia Dolce Vita, que recebeu cerca de 1,5 milhões de euros de investimento por parte da conhecida cadeia de centro comerciais, possui um campo relvado, onde já decorrem os treinos da equipa principal, balneários, dois relvados sintéticos, também já em utilização, e um edifício, hoje inaugurado, com um total de 2 400 metros quadrados. Nele, ficará toda a estrutura do futebol, da formação aos profissionais, o departamento médico e o administrativo, uma lavandaria, rouparia, diversas salas de reunião, de imprensa e gabinetes, bem como um andar com 20 quartos duplos.

A intenção dos responsáveis académicos, como o próprio José Eduardo Simões fez questão de salientar, é rendibilizar o espaço, através, nomeadamente, da prestação de serviços exteriores de medicina desportiva, fisioterapia e na área da reabilitação física, recorrendo aos profissionais da área ligados à Académica. A cedência da academia a equipas profissionais para a realização de estágios e a empresas para eventos é outra das apostas dos «estudantes».

Sem comentários: