16/08/11

Leiria 1 - Académica 2

Entrada auspiciosa da Briosa.

Como ponto prévio, devo dizer que não tive oportunidade de visualizar o jogo, tendo apenas ouvido o relato radiofónico.

Pareceu-me no entanto logo extremamente arriscado, a entrada a titulares de Sissoko e Danilo.
No fundo, introduziu-se um vector de imprevisibilidade e imaturidade perfeitamente dispensável. Explicando: Sissoko tem elevada capacidade técnica, mas a sua imaturidade faz com que percamos algumas bolas nas transições ofensivas, além de ter algumas más escolhas nas tomadas de decisão. (algo ainda mais relevante quando Éder apresenta maus índices de finalização).
Depois, Danilo é claramente uma opção de criatividade e construção de jogo, o que perante o 4-4-2 losango do Leiria, deixava como opções de contenção no nosso meio-campo Habib e Adrien (Diogo Valente a ser também competente a fechar)..

No entanto, o nosso treinador demonstrou ser competentíssimo na leitura de jogo e  nas opções tomadas. As entradas de Marinho, Hugo Morais e Flávio foram mais que certeiras.

Depois, foi o que o Pedro Emanuel referiu no final do jogo: Muita competência, rigor, elevada maturidade emocional, companheirismo, perseverança.

Depois de 60 minutos a perder, os golos foram marcados por Danilo e Éder:


7 comentários:

Alcindo Cardoso disse...

Estive lá. Concordo com os seus comentários. Entrámos bem no jogo. Com o golo do Leiria trememos. A entrada de marinho foi determinante. Ganhámos bem. Venha o próximo, que infelizmente não poderei vir ao vivo e a cores. Gosto das suas pareciações.

Alcindo Cardoso disse...

Corrijo. Onde está "vir" deve ler-se "ver". As minhas desculpas.

mitic0 disse...

Não se preocupe com esses lapsos. Como se pode ver pela falta de correcção dos meus textos, aqui preferimos sempre o conteúdo à forma.

Agradecido pelo seu comentário.

Devo em abono da verdade salientar uma vez mais que as considerações efectuadas são algo especulativas (não vi o jogo), tendo agora lido em diversos sítios um excelente rendimento do Danilo Cintra, inclusivé na ocupação de espaços, pelo que a minha opinião vale o que vale..

Faça o favor de vir comentando.


Cumprimentos!

jpcoelho disse...

Eu vi o jogo pela televisão, e de um modo geral gostei da equipa... o Sissoko tem bons pés, e nos primeiros 20 minutos foi dos melhores, mas volta e meia é um bocado inconsequente e perde bolas em zonas perigosas. Fiquei preocupado foi com a lateral direita, achei o João Dias um bocado macio a defender... espero que tenha sido tremideira da estreia, mas também temos de esperar o regresso de Cédric, que parece estar a fazer um bom campeonato do mundo..

cumps

Anónimo disse...

Vi pela Tv e na generakidade gostei do que vi, embora pense que poderíamos e deveríamos ter resolvido o jogo mais cedo, tantas as oportunidades desperdiçadas. Creio que a opção Sissoko é excelente bastando-lhe mais experiencia e maturidade para ser um jogador acima da média. O Danilo é um caso de classe num jogador com muita categoria. Vamos aguardar, pois com mais experiencia e sem a tremideira da estrei esta equipa vai render muito.

Interessado disse...

Também vi o jogo pela tv...

As laterais parecem-me o grande calcanhar de aquiles desta equipa. o João Dias já tinha mostrado insegurança no jogo de apresentação e ontem confirmou (quando chegar o Cedric logo se verá quem fica com o lugar); o H Cabral tb não teve a melhor das estreias ao cometer um penalty completamente escusado mas depois até esteve certinho no resto da partida.

Acho que o Pedro Emanuel foi ambicioso (na minha opinião até um pouco em demasia) ao alinhar com Marinho + Danilo de inicio, deixando as despesas defensivas a cargo quase exclusivamente do Habib (ainda para mais se tivermos em linha de conta que Sissoko não ajuda mt defensivamente). Em jogos em casa é uma opção que me agrada sobremaneira mas no 1º jogo, a jogar fora e contra uma equipa como o Leiria que luta muito no meio campo e defende mais do que ataca não teria levado nada a mal um pouco mais de cautela com o Diogo morais no meio campo por exemplo.

No entanto a equipa deu mostras de grande personalidade, entrou muito melhor que o Leiria e podia mt bem ter marcado antes de sofrer a grande penalidade. Destaque especial para o Danilo. Impressionou-me a sua capacidade de trabalho (não é, de todo, um brinca na areia!), técnica e à vontade para quem vem dos regionais brasileiros e estava a fazer a estreia na primeira Liga. Muito bem, mesmo (isto apesar de na primeira parte ter andado um bocado perdido em campo... mas isso tb o Adrien andou por ex)

Na segunda parte a entrada no Marinho foi decisiva. Mt mais esclarecido que o Sissoko (não é que o Sissoko não faça boas jogadas mas perde-se mts vezes com um toque a mais ou não consegue dar a melhor sequencia à acção individual que inicia e nisso o Marinho é muito mais directo e eficiente) e com grande vontade - como, aliás, toda a equipa, diga-se! Eder mesmo falhando golos sinto que há ali uma evolução clara. Muito mais confiante e parece-me determinado a explodir e fazer uma grande época com uma boa dúzia de golos a titular indiscutivel.

Resumindo, grande atitute, força mental e personalidade. Nota-se claramente que a equipa tem potencial e soluções. Preocupações: as laterais e alternativa para o ataque caso o Eder se lesione ou assim (não tenha desgostado do que vi do Fábio Luís mas pareceu-me um jogador mt mais posicional que o Eder e, logo, menos interventivo no contributo dos movimentos da equipa)

Nota positiva também para o nosso treinador. Não posso dizer que seja fã desde a primeia hora desta escolha mas para já estreia-se da melhor maneira. Uma vitória fora, bem na leitura de jogo ~ substituições e parece ter incutido no grupo uma grande ambição e querer. Tudo bons sinais, portanto.

Abraço!

mitic0 disse...

Bem, temos aqui um diagnóstico praticamente consensual:

- Preocupação com as laterais e esperança no rendimento do Cédric

- Sissoko necessita de "crescer" como jogador, e é uma opção arriscada como titular em jogos teoricamente mais difíceis (jogos fora; adversários do nosso campeonato)


- Éder tem evoluído algo, mas continua algo displicente na finalização.

- Danilo é uma surpresa pela positiva, sendo uma opção muito válida

- Pedro Emanuel tem nota muito positiva nesta sua estreia.


Agora em nossa casa, com o Rio Ave, não podemos ter a ilusão que a mesma receita resultará.

O Rio Ave é uma equipa muito estável, consolidada nos seus processos, e com jogadores de grande experiência.

Teremos de manter a mesma atitude, mas parece-me vital não sofrermos um golo primeiro, já que não me parece que a defensiva do Rio Ave permita as mesmas veleidades.


Mas como jogo em casa que é, espero um grande ambiente, uma equipa muito motivada, e um resultado ainda melhor.

Cumprimentos academistas a todos.