23/06/11

O futuro Ponta-de-lança?

«Duas épocas para Fábio Luís
Por Miguel Mendes

Fábio Luís está muito próximo de se tornar reforço da Académica. O possante avançado brasileiro, de 27 anos, que na última temporada representou o Porto Alegre FC (Brasil), poderá chegar a Coimbra no início da próxima semana para assinar um vínculo de duas épocas com os estudantes.

Há alguns dias que os contactos se iniciaram e o acordo para a contratação do atacante deverá ficar terminado poucos dias antes do início dos trabalhos. Fábio Luís prepara-se, assim, para cumprir a primeira experiência na Europa, depois de um longo percurso em várias equipas brasileiras.

Com a contratação de Fábio Luís, a equipa de Coimbra conseguirá colmatar uma das prioridades para a nova época, ou seja reforçar a linha da frente. Após a saída de Miguel Fidalgo, uma das referências na última temporada, o clube atacou o mercado, estudando várias opções no ataque.

No sector mais recuado, apesar da confirmação de João Real, a Académica ainda procura mais armas. Uma delas, ao que A BOLA apurou, é Nivaldo, internacional cabo-verdiano, de 22 anos, que representa o Tourizense.»

Nas épocas 2009 e 2010, Fábio Luís jogou  por 9 ocasiões , marcando 2 golos na série B do campeonato brasileiro, sem outros dados concretos ( em n.º de golos marcados nas divisões inferiores). Eis o seu percurso:



2011 - Porto Alegre
2010 Botafogo DF
2010 Avaí
2009 Ulsan Hyundaï
2009 Bragantino
2008 - 2009 Paraná Clube
2008 - 2009 Avaí
2007 - 2008 São Caetano
2006 - 2007 São Caetano
2006 - 2007 Aparecidense
2002 - 2004 Veranópolis


Eu preferiria alguém com outro perfil, sendo que o meu preferido (depois de Zé Luís, contratado pelo Braga, é Rafael Lopes, do Varzim)


Adenda (C/ agradecimentos ao leitor):








GOSTEI!...

13 comentários:

Anónimo disse...

Uma pesquisa minha sobre este jogador levou-me a este video. Sabemos que nos vídeos só se colocam as coisas boas do jogador. Mas a forma como finaliza, faz com que me pareça que tem faro para o golo.
http://www.zerozero.pt/video.php?id=83157

Sarabia disse...

Um tiro no escuro, concordo.
O Zé Luis é grande jogador, o do Varzim não conheço, mas há decerto mais opções na orangina e na segunda B.
No que a tiros no escuro diz respeito temos sido bem mais felizes com a experiência "africana" do que com o veraneio brasileiro.

Briosa para sempre

mitic0 disse...

Gostei dos vídeos. Parece-me ter alguma qualidade, e acima de tudo, um perfil totalmente diferenciado dos que já cá estão.

Agora só vendo como se adapta ao futebol europeu.

Já o maisfutebol e o diario de coimbra aventavam a hipótese de vir um reforço brasileiro, portanto esta parece ser mesmo uma contratação com alto grau de probabilidade.

Caro Sarabia, quanto a isso, não percebo como o Paços de Ferreira tem a clarividência para contratar jogadores como Silva (Padroense) e outros clubes da Liga não.
Dos jogadores que conheço melhor é o Márcio Sousa (Tondela) e ex-internacional sub-17. Com o que joga não percebo como ninguém lhe pega.

Cumps.

jpcoelho disse...

para ponta-de-lança não sei ser não seria de apostar no empréstimo do Orlando Sá... não foi muito feliz na Madeira, mas acho que poderia ser uma mais valia, em vez de estar a apostar em jogadores brasileiros desconhecidos...

JoHnY disse...

Quando vi o vídeo, e depois resolvi cá deixar o link, reparei que é um jogador com facilidade de remate. Parece oportunistas estando muitas vezes no sítio certo para atacar as «segundas bolas». Forte fisicamente, receio que sinta a diferença de ritmo entre o nosso futebol e o futebol brasileiro. Mas concordo quando dizem que tem características que nós, actualmente, não temos no plantel. Até porque o Éder é forte físicamente, mas falta qualquer coisinha. Saudações

Paulo P disse...

Pessoalmente penso que é mais do mesmo. Avançados assim há no Brasil às paletes. Infelizmente este creio que é o género avaliado "By DVD".

Não tem grande técnica, tem um remate forte sem dúvida em virtude de ser um avançado possante, finaliza bem quando não está com marcação (como será quando estiver?), tem um estilo de jogo lento e pesado o que num campeonato como o nosso é um mau princípio. Parece-me duro de rins, com um arranque lento apesar de uma passada larga.

Concluindo acho que é claramente um avançado impingido a Pedro Emanuel. A Académica infelizmente está a anos luz do que devia em termos de prospecção no estrangeiro mas especialmente em Portugal. Na Liga Orangina temos jovens de qualidade, com margem de progressão e para as posições carenciadas. O problema é que continuamos a ser ultrapassados por tudo o que é clube nacional.

De qualquer forma desejo-lhe o melhor apesar de achar com alguma certeza que estamos perante mais um Carreno.

Saudações Académicas!

Anónimo disse...

Julgo que era melhor apostar no diogo ribeiro.

Boas noticias nivaldo para suplente de helder cabral, é da formação o que é bom sinal.

Anónimo disse...

Vi jogos do Nivaldo tanto na selecção de Cabo verde como pelo Touriziense e parece me muito bem! Não lhe vai ser dificil detonar o Helder Cabral. Pois para alem de ser da formação, o Paços tava de olho nele, felizmente a Briosa antecipou-se, pelo menos isso.

Anónimo disse...

Vi jogos do Nivaldo tanto na selecção de Cabo verde como pelo Touriziense e parece me muito bem! Não lhe vai ser dificil detonar o Helder Cabral. Pois para alem de ser da formação, o Paços tava de olho nele, felizmente a Briosa antecipou-se, pelo menos isso.

Anónimo disse...

Tive a fazer uma analise profunda a este jogador.

Maior parte destes golos do video são entre 2005/2008 onde a sua perfomance era de facto bastante interessnte.

Mas de a 3 épocas para ca, este Atacante teve 8 CLUBES!!! OITO CLUBES!!!

2011 Porto Alegre
2010 Santo André
Botafogo-DF
Avaí
2009 Ulsan Hyundai
Bragantino
Americana
2008 Paraná

Alguma coisa está de errado... Analisem isto bem! Ou o homem está com problemas de lesões, ou então pode ser outro GARCÊS!

vamos aguardar

Mateus

Sarabia disse...

Sou de opinião que este brasileiro não deve jogar pêva.
Essa de segurar o Nivaldo na última porque senão o Paços já lá estava dá que pensar.
Como é que Paços foi buscar ao Tourizense um tal de Eridson?

Briosa para sempre

Anónimo disse...

Iam os 2 para o paços, mas na minha opnião a Briosa tomou a decisão correta ao ficar com o Nivaldo, esse Eridson tambem é esperança, mas aposto que o Nivaldo vai ser a revelação da briosa... é pena que dão mais enfase a um brasileiro desconhecido do que a pessoas da nossa formação que mostram valor!

mitic0 disse...

Bem.. fui de fim-de-semana e constato agora as notícias são mais que muitas.

Desde logo o falecimento do Dr. José Barros. Dia triste, este.

Abraço.