02/06/11

"Mais Académica" - Projecto (e as minhas interrogações)

ACADEMIA
1. Dialogar com a DG/AAC e as Secções, para um entendimento de leal colaboração, encerrando assuntos antigos. O Santa Cruz, parte da nossa memória, deve igualmente ser casa de trabalho da AAC/OAF. (Essa colaboração traduzir-se-à em quê? Como propõem que o Santa Cruz passe a ser da OAF? Compra? De onde vêm os fundos? A vontade política de colaboração está garantida?)
2. Iniciativa Estádio Cheio, com o apoio das instituições da cidade e da região, reduzindo os preços dos ingressos no estádio, nomeadamente para jovens. (E as instituições irão participar mais porquê?)
3. Campanha de recuperação e de novos sócios, nomeadamente entre os estudantes, com benefícios no pagamento de quotas e de aquisição de bilhetes-época. (De acordo, mas isso já é feito)
4. Reequacionar a figura do atleta-estudante da Briosa, através de uma intervenção escolar e utilizando as possibilidades da Lei da Autonomia Universitária e dos regimes jurídicos aplicáveis à Gestão das Escolas. (o que é que isso significa em concreto? Recrutar atletas ao Desporto escolar?)

FORMAÇÃO
5. Os treinadores da formação serão antigos atletas ou académicos reconhecidos que assegurem a transmissão da identidade e da mística da Académica. (mística? Só conheço a do clube da 2.ª circular de Lisboa. Os treinadores têm de ser antigos atletas? E os novos profissionais, não têm oportunidade?)
6. O Gabinete de prospecção deve envolver inicialmente seis distritos do centro, com atenção em Coimbra. Será alargado ao todo nacional e aos PALOP, dispondo de uma base de dados detalhada de jogadores. (excelente medida! Mas será preciso ver de onde vêm os fundos para o recrutamento nos PALOP)
7. Criar uma Escola de guarda-redes, aproveitando os recursos humanos disponíveis e a tradição da Académica neste posto específico, (Boa medida)

FUTEBOL PROFISSIONAL
8. Estabelecer o perfil do futebolista da Académica, atendendo às qualidades desportivas e humanas. As aquisições e a composição do plantel de cada época desportiva devem ter em conta esse perfil. (óbvio)
9. A equipa técnica principal incluirá um núcleo duro de treinadores da casa (nomeadamente o treinador de guarda-redes e adjuntos) que se manterá independentemente de quem seja o treinador principal. (porquê? perpetuar a incompetência?)
A Académica/OAF pode e deve chegar às competições europeias, mas primeiro precisa de ganhar o apoio da cidade e a confiança da academia. ( e se o apoio não chegar?)

FUTSAL
10. Garantir estabilização do Futsal entre os primeiros, autonomizando a sua estrutura e investindo no seu desenvolvimento em todos os escalões. (...)

CASAS, NÚCLEOS, FILIAIS E CLAQUES
11. Colaborar com as Casas da Académica e indicar delegados onde não existam, com a incumbência da criação destas nas respetivas capitais de distrito, região e Países de expressão portuguesa. (...)
12. Realizar o Congresso da Académica, como forma de refletir sobre a vida da instituição e a concretização do seu papel desportivo e social. (Boa medida, desde que não se torne numa coisa banal)
13. Estabelecer protocolos com as filiais da Académica, que contemplem apoio e que garantam o direito de preferência na aquisição dos atletas, com salvaguarda de direitos decorrentes sua valorização desportiva.(Então mas as filiais não são filiais exactamente porque têm esses protocolos?)
14. Apoiar a Mancha Negra, em deslocações e condições especiais de acesso aos jogos. Intervir nas escolas, para promoção da imagem da Briosa, captação dos jovens, de novos membros e sócios. (Óbvio)
15. Revisão pontual dos Estatutos por forma a permitir que todos os sócios possam votar em eleições livres e democráticas, desde que cumpram as suas obrigações até à véspera do dia das eleições. (De preferência se os amigos ainda não tiverem pago as quotas)
16. O Provedor dos Sócios, a eleger em Assembleia-Geral e indicado pela Direcção, será o Presidente do Núcleo de Veteranos. (e se o presidente dos Veteranos fosse apoiante do JES?)

PATRIMÓNIO E INFRA-ESTRUTURAS
17. Modernizar o Pavilhão Eng. Jorge Anjinho e criar as condições para a utilização por parte dos sócios e da comunidade em geral. (A Lista A já o prometeu)
18. Alargamento da Academia no Bolão com mais infra-estruturas para treino e a Casa da Académica, com várias valências, preparada para receber sócios, as suas famílias e alojar a sede do núcleo de veteranos. (DE ONDE VÊM AS RECEITAS??)
O nosso estádio, que deve ter uma gestão moderna e eficiente, é o Estádio Cidade de Coimbra. Este é o tempo de uma equipa Briosa, apoiada por mais sócios, por uma cidade inteira e a Academia presente. (Concordo. Também acho que deveríamos ser campeões para o ano)

ÁREA FINANCEIRA, COMERCIAL E DE MARKETING
19. Reduzir o Passivo em 25%, fixando-o a médio prazo em valores aceitáveis e inverter a tendência de crescimento da dívida. (Como? Quais as medidas??)
20. Compromisso da realização de uma Auditoria Externa às contas, com apresentação dos resultados em Assembleia-Geral, fazendo junto dos sócios o retrato completo da situação financeira da instituição. (Tal não afastará os investidores?)
21. Desenvolver o merchandising, assegurando a diversificação dos produtos académicos e a sua promoção, designadamente através de vendas em vários pontos da cidade e on-line. (Excelente medida)
22. Estudar um Fundo de Investimento de jogadores, com investidores que queiram assumir uma parceria com a Académica num projecto de crescimento desportivo sustentado e de rentabilidade financeira. (Não percebo. Como criar o ideal do atleta estudante e depois mercantilizá-los?)
23. Aumentar as receitas com mais sócios e assistências, cativos e camarotes vendidos, patrocinadores e iniciativas anuais, vendas de produtos e mais credibilidade nas relações com potenciais investidores, (É isso e a Briosa na Liga dos Campeões.)

7 comentários:

Gonçalo Cabral disse...

Sábado respondo-te a algumas ;)

mitic0 disse...

Esperemos! Fico extremamente curioso para saber como sustentam algumas daquelas medidas.

Gostava de realçar que considero muito salutar a apresentação deste projecto (em medidas sintéticas e objectivas), para ser escrutinado publicamente.

Anónimo disse...

Blá, blá, blá.
Sabendo-se que alguns dos protagonista desta lista não conseguem fnanciamento junto da banca e da maior parte das poucas empresas passíveis de financiar a Académica, pergunto:
Onde vão buscar os meios, já não digo para este paleio, mas para PAGAR os salários??
O candidato a presidente deixou os seus proprios negócios falirem, tem pela cidade, bem como outros, alguns anti-corpos.
E depois, o que os leva a pensar que a atitude da cidade para com a Acad+émica vai mudar?
Quanto ao St. Cruz, saberão eles que o Rugbi tratou de inviabilizar a homologação do campo para jogos de futebol e que é praticamente dono e senhor das instalações????

LR disse...

Perfeitamente de acordo com tudo aquilo que aqui foi escrito!! Pena é que estas interrogações a uma lista de "Mais Académica", não cheguem por exemplo aos jornais.
Porque não fazer as perguntas certas nas entrevistas?
Não será que todos, queremos o melhor para a AAC??!! Pena que alguns, aqueles mais saudosistas, só se lembrem dela nas eleições, deviam ter vergonha e nem aparecem com manifesto e convocações de assembleias.

Anónimo disse...

Camilo Director Desportivo ??????

kamane disse...

A demagogia, enquanto jogo de espelhos, não deixa de ser uma façanha, mas enferma de reciprocidade, isto é, toda a lógica inerente à opinião que explicita seria aplicável às propostas do seu candidato.É como se eu escrevesse que sendo apoiante de JES, o Sr. apaioa a "leiriazação" do nosso clube (em termos de adesão popular da cidade de Coimbra), de termos um presidente criminoso, de jogarmos com um jogador da formação na convocatória da equipa prinicipal, de uma época futebolística desastrosa, da contração de Rpgério Gonçalves, Jorges Costas, Guilhermes e Ulisses, da compra de mais de 130 jogadores em cerca de 8 anos, do caso Marcel, do caso Raul Oliveira (clínico, do caso Filipe Alvim, da falta de repsota às arbitragens, da subserviência, do Dr. Preto com cachecol do Benfica nos jogos da Liga dos Campeões em Liverpool e Barcelona, dos ordenados em atraso, da vergonhosa campanha das nossas camadas jovens, entre outros tópicos.
Como vê, é muito fácil ser-se demagogo. Basta olhar para o nosso presidente e arrepiar-se...

mitic0 disse...

Fico sem perceber se o ultimo comentário me é dirigido.

Não me parece. De qualquer modo,
se fizer a gentileza de me informar, poderei exercer o meu direito de resposta.