28/06/11

Laterais-Esquerdos


Hélder Cabral - Raça, determinação e perseverança. Eis como vejo Hélder Cabral. Um jogador que embora assobiado e até pressionado de outras formas, manteve-se calmo e soube esperar a sua oportunidade. Embora não prime propriamente pelas suas capacidades técnicas (relevantes para os jogadores de ataque), mantém sempre a concentração e sabe resguardar bem a sua zona de acção. Também no passe privilegia a certeza, o que faz com que seja um jogador com muito menor índice de perdas de bola do que qualquer um dos outros laterais na época passada. Bom desarme, sentido táctico, e experiência. Tem ainda boa capacidade e estatura física. Prevejo-o como titular.

Nivaldo - A confirmar-se, é mais um internacional por Cabo-Verde. Não o conheço, mas pelo boca-a-boca, parece ser um bom valor de futuro.


Conclusão: Há espaço para mais um lateral-esquerdo, mas de créditos firmados e nunca por empréstimo (a não ser que haja razoáveis perspectivas de se manter no plantel para a próxima época,  v.g. Diogo Valente)
Antecipando algumas críticas, advirto que analisarei as características do Paulo Grilo quando falar dos Médios-defensivos, pelas razões que nessa ocasião aduzirei.

13 comentários:

pmalmeyda disse...

Eh companheiro!

Tens feito um excelente trabalho. Já merecias um lugar na prospecção da nossa Briosa...

Desculpa a ausência, mas demorei um bocado a adaptar-me à cidade e ao emprego novo... Em breve, vou tentar retomar as minhas funções neste espaço (se o nosso editor ainda não me excluiu;).

Para já, sempre direi que tenho concordado com as aquisições que temos feito, mas acho que devíamos concentrar-nos a sério na aquisição de um ponta-de-lança adaptado ao futebol continental (o Rafael Lopes era boa opção...).

Saudações Académicas,

Pedro Monteiro Almeida

mitic0 disse...

Quem é vivo sempre aparece!

Espero que esteja tudo em forma..

Cá anda este blog, depauperado, à espera dos teus doutos ensinamentos.. Será que é desta que aceitas ser administrador? :)

Um abraço e conta comigo a chatear-te para me tirares umas dúvidas deste mundo que é o direito. ( e de futebol também)

Sarabia disse...

Ah, então o amigo mitic0 vai dar um bom jurista, decerto.
Adiante.
Que o Nivaldo seja uma revelação é o meu desejo.
Já sobre o Helder Cabral, gosto dele. É bom jogador. Algo inconsistente e sem o rigor defensivo desejado algumas vezes, mas dotado de iniciativa e criatividade chegando a surpreender pela positiva.
Em resumo: não vai ser pelo guarda-redes nem pala defesa de um modo geral que vamos meter água.

Abraço

Briosa para sempre

mitic0 disse...

Finalmente discordo de si, amigo Sarabia.

Sempre achei o Cabral bem mais consistente que o Pedrinho, que, confesso ( e sei que é opinião partilhada pelos meus colegas de blog), me levava por vezes ao desespero. (mormente pelas falhas de marcação)

Quando digo consistente não quero dizer que fosse melhor jogador, simplesmente sempre manteve o seu nível exibicional..

Abraço.

mitic0 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarabia disse...

Está aceite a salutar discordância meu caro. Agora, quanto ao Pedrinho e sendo provável que discorde de novo...pois sou de opinião que é um lateral limitadíssimo, sobretudo pela sua lentidão. Era um jogador perfeitamente dispensável no nosso plantel. O que mais me impressionava pela negativa quando a equipa não jogava em bloco era a forma como se afastava (em vez de cair em cima) ou era ultrapassado pelo extremo adversário. Pela positiva recordo a sua ligação com o Sougou assim como a forma como subia.
Mas ainda vou cascar em mais alguns.

Abraço

Briosa para sempre

mitic0 disse...

Ora é isso mesmo..

Agora que já não veste o manto sagrado podemos ter maior clarividência.

PS: Bom jogador esse Abdoulaye. Mas é mais um empréstimos.

Sarabia disse...

Ando aqui à volta dum trabalho e ainda o encontro aqui para ler por de entre uma escapadela.
Estou curioso com o seu post scritum do Abdoulaye. É que se não for bom jogador manda-se já o rapaz para o Norberto o comandar no basquetebol.
1 metro e 98 cm???
Isto não é altura a mais prós futebóis?

Briosa para sempre

Anónimo disse...

Eu sou um grande defensor do nosso hélder cabral, mais se o nosso lado direito fosse tão bom como o esquerdo o ano passado não tinhamos metido tanta água.

Nivaldo que venha é dos nossos, ao menos que de touriz de vez em quando se aproveite belos jogadores que temos lá e que só os outros sabem aproveitar. E que acredito que o leiria agora comece a ter mais jogadores da nossa formação.

Em relação a esse central, acho muito má a politica da académica, não apostamos no gonçalo, poderia render bom dinheiro e vamos apostar num gajo do porto e dar formação a esse gajo e sem ter retorno futuro. No caso do cedric ainda se compreende que académica este ano coloque o rodolfo a rodar e para o ano já não há cedric e temos o rodolfo, agora o gonçalo esta é farto de fazer é rodar por outros clubes.

O presidente que não venha com opções de treinador, pois este treinador, esteve zero minutos com o gonçalo e outro marcou 9 golos 5 deles de penalti e tem 13 amarelos, ou seja esteve alguns jogos parados por causa dos amarelos, se é assim na segunda, com jogadores mais rápidos na primeira de 13 amarelos, passa a mais e com agravante que podem ser vermelhos.

pmalmeyda disse...

Pois é meu caro mitic0, valem os grandes academistas como tu...

Eu acho que só agora recuperei do jogo com os espanhóis para a Taça. Enfim, adiante...

Quanto ao Pedrinho, o caro mitic0 presenciou vezes sem conta o meu desespero: demorava uma eternidade a recuperar das subidas, os cruzamentos eram um desastre, não era grande ajuda nas bolas paradas e, de facto, dava muito espaço aos adversários (para além da desmotivação que aparentava...).

O Hélder Cabral, apesar dos constantes apupos, não é mau jogador: é rápido, não é um "tosco" e não dá tanto espaço aos adversários (no entanto, pode melhorar o tempo de entrada e os cruzamentos, aspectos que considero fundamentais num lateral).

Quanto aos emprestados, reitero a minha posição: ou são jogadores com valor acima da média em relação aos que a Briosa tem possibilidades de contratar, ou então, são uma solução para "ajustar" o plantel face a necessidades prementes(o que tem mais justificação no mercado de Janeiro, em que o tempo de prospecção e as opções são mais exíguas, do que agora, em que há tempo suficiente para contactar jogadores de bom nível em "free transfer").

Para mim era muito simples: bastava olhar para as divisões secundárias para se encontrarem jovens com valor. Acrescentar valor aos jogadores de outros emblemas é que não...

Saudações Académicas

mitic0 disse...

Também não me parece correcto não se valorizarem os nossos jovens jogadores, que para todos os efeitos neste futebol-indústria são activos.

De qualquer modo, sem perspectivas de venda futura (como serve de exemplo este contrato com o Diogo Valente), também não vale a pena o gasto com as contratações..

mitic0 disse...

PS: salvaguardam-se os direitos de formação e a satisfação em formar Homens, o que não é coisa pouca.

Anónimo disse...

Pelas minhas pesquisas o Nivaldo foi o jogador mais utilizado da epoca passada na 2ªB. Foi totalista. Nao vi muitos jogos mas os que vi pareceu me logo que ia dar o salto, vai ser uma mais valia ainda mais porque nao acho que o Helder Cabral seja tudo isso de bom. Nao dou 2 meses para que tire a titularidade a Helder Cabral.