23/06/11

Defesas-Centrais

Markus Berger: O imperador austríaco é símbolo de qualidade na zona central da nossa defesa. Grande capacidade de liderança, excelente posicionamento táctico, boa técnica ( de cabeceamento, passe  e desarme), agilidade e velocidade, e acima de tudo as suas ENORMES qualidades humanas (Lealdade, perseverança, capacidade de trabalho, solidariedade, entre outros) fazem com que o admire particularmente.

João Real: Excelente jogo aéreo. Impõe-se nas alturas, desarma com temeridade os adversários e ainda tenta colocar a bola em profundidade. Tem algum poderio físico que não lhe retira razoável velocidade. Vem acrescentar qualidade à nossa defesa, não tenho dúvidas.

Orlando: O capitão passou por uma época para esquecer. Muito tempo lesionado, antes disso, foi cometendo alguns erros que nos custaram pontos. As suas qualidades continuam no entanto intactas. Agressividade no choque, pontapé-canhão (ainda que nem sempre bem direccionado..), experiência, marcação apertada, são algumas das características que mais me emergem à memória.

Luiz Nunes: Já foi dado como dispensado, tendo tentado o regresso ao Peñarol, sem sucesso. Irá portanto apresentar-se a trabalho. Luiz Nunes não prima pela velocidade e agilidade, é verdade, mas não me esqueço da época de Domingos, em que foi extremamente eficaz ao impor o seu largo físico, limpando imensas bolas  da nossa área, sempre com exímio tempo de entrada à bola. Com a idade e aparente incapacidade de melhoria dos índices físicos, compreende-se a sua saída. 

Há espaço para um jovem nesta posição...

5 comentários:

Sarabia disse...

Continuamos então em boa senda ficando os azedumes mais para diante. Azedumes entre aspas e entre nós académicos porque os jogadores com a nossa camisola são mesmo os melhores do mundo. Mas criticarei mais adiante.
Estão os centrais muitíssimo bem caracterizados. Bravo caro mític0.
Fico com a ideia de que o Berger e o João Real serão os titulares assim como fico com a ideia implícita da sua análise de que o Gonçalo poderá ocupar o lugar do elo mais fraco cabendo esse lugar ao Orlando ou ao Luiz Nunez em minha opinião.
Gosto particularmente do Berger apesar da sua limitada técnica.
Admiro o sentido posicional do Luiz Nunez apesar da sua lentidão.
Aprecio a raça do Orlando, quando em forma, apesar de ser o mais tosco de todos.
Por fim arrisco a apostar que o João Real será um excelente central na Académica.
Cá estarei para fazer a minha cábula pessoal do que será o nosso plantel.

Abraço amigo mític0

Briosa para sempre

Sarabia disse...

Só mais uma nota.
Até aqui a equipa já ganhou num aspecto essencial e determinante do futebol moderno: velocidade.
João Dias v Pedrinho
João Real v qualquer outro
Agora, tudo isto só fará sentido na dependência da qualidade efectiva do treinador.
É que com um fraco treinador nem o Sougou se evidenciava sendo que com um bom treinador até o Paraíba dava uns toques, passe a analogia.

Briosa para sempre

mitic0 disse...

Perfeito!

O amigo Sarabia arranja sempre as palavras mais adequadas para descrever precisa e sinteticamente o que pensa.

Concordo plenamente em tudo o que disse. E assim:

A dupla que prevejo que seja a titular é a Berger-João Real; de facto ganhamos imenso em velocidade, e considero ainda que temos espaço para o Gonçalo. Mas neste ponto não sou inflexível..

Se por exemplo tivesse vindo o Neto não ficaria mesmo nada triste. Agora, poderia vir o jovem internacional cabo-verdiano Varela, muito elogiado pelos treinadores da liga orangina.

Abraço!

Sarabia disse...

Também não sou inflexível no tema Gonçalo caro mitic0. Concordo sobretudo quando diz que há espaço para mais um jovem.
Sobre a determinante: velocidade.
Tivemos por cá um treinador excepcional que afirmava que entre duas opções se devia escolher sempre o jogador mais rápido e dava o exemplo do Chelsea de há 4, 5 anos que mais parecia jogar com o dobro dos jogadores do adversário ou à escala nacional do Paços de Ferreira que se aguenta muito bem defronte dos estarolas.
Nem todos terão bem a noção do que representa um jogador fazer 11 segundos ou 13 segundos aos 100 metros, mas o resultado é simples: o jogador mais veloz chega sempre primeiro ao lance. Em equipas de qualidade semelhante a mais lenta regra geral é obrigada a defender.

Um abraço e obrigado pelas suas palavras amigo mitic0

Briosa para sempre

Paulo P disse...

Pessoalmente penso que o Ricardo Alves poderia perfeitamente ser o 4º central da Briosa.

Cumprimentos