08/03/11

"Love the way you lie"

O hit do rapper Eminem e da cantora Rihanna, nada tem a ver com a nossa Briosa. Todavia, servi-me do seu título apenas para expressar em tom jocoso o meu sentimento em relação às palavras de Hugo Morais na antevisão ao jogo que terá lugar na Madeira, no próximo domingo, e que oporá a Académica ao Nacional.

Disse então o nosso médio: «Fizemos 4 pontos nos dois últimos dois jogos e queremos continuar a pontuar. Já vencemos o Nacional esta época e tudo faremos para voltar a conseguir os três pontos e dar mais uma alegria aos nossos Sócios e adeptos, que bem merecem».

Ao que acrescentou: «Todas as vitórias são importantes e esta não foge à regra. Sabemos que vamos ter pela frente uma boa equipa, que em casa é forte, mas temos as nossas armas e vamos tentar impor o nosso futebol. Estamos unidos e tudo faremos para sair da Madeira com os três pontos.»

Ora, não duvidando do brio profissional dos jogadores (apesar do "jogo" vergonhoso que fizeram na sexta-feira passada...) nem da seriedade do Hugo, todos sabemos que o objectivo não será bem a vitória, nem os três pontos... Talvez esteja muito enganado, mas pela amostra do jogo frente ao UDL, podemos preparar-nos para mais um jogo "para o pontinho". E porque 24+1 são 25 (e não 27...), e a "linha-de-água" ainda está a 8 pontos, até se compreende (e conseguir um ponto na Madeira não era mau de todo...).

Partindo desta premissa, e tendo presente que "quem joga para não perder, também pode ganhar" (já nos aconteceu, e também já aconteceu a adversários nossos), é preciso que os jogadores percebam sobretudo que, quaisquer que sejam as instruções que tragam para o campo, a luta, a garra e a vontade de superação também são factores do jogo e também podem determinar quem sai do mesmo com os objectivos alcançados.

Tem razão o Hugo Morais quando diz que os sócios e adeptos "bem merecem" mais uma alegria... Sim, merecemos... Claro que isso só acontecerá se os jogadores derem tudo em campo pela camisola que envergam - porque o que aconteceu na sexta-feira foi algo diferente, ainda por cima num dia em que era essencial oferecer a vitória à RUC e à fidelíssima Mancha Negra... Aproveito, por isso, a oportunidade para pedir aos jogadores que lutem (mesmo...) pela Académica, pelos adeptos e pelo futebol... Nas palavras do kaiser Beckenbauer, "perder não é vergonha, vergonha é não dar tudo..."

Entretanto, e como fiz coincidir o jantar com o Barça - Arsenal (porque preciso de ver futebol a sério para ver se esqueço o último jogo da nossa Académica...), estive aqui a ouvir os comentários do L. Freitas Lobo ao jogo.

Segundo o comentador, a melhor forma de defender um resultado é pressionar alto, sem afastar muito as linhas e sair rápido na transição ofensiva, alargando o jogo. Isto é, contrair linhas na fase defensiva, alargando-as o mais possível na transição ofensiva. Concorde-se ou não, creio que foi mais ou menos o que fizemos no jogo com o VSC era o que devíamos fazer contra o FCP. Também não me importava muito que jogássemos com esse desenho frente ao Nacional, mas não creio, todavia, que essa seja a forma de jogar para defrontar uma das piores equipas do campeonato em casa, como no jogo contra o UDL...

De qualquer forma, o que deve ficar disto é apenas que não basta pedir apoio aos adeptos e gente no estádio, TAMBÉM É PRECISO HONRAR A CAMISOLA... Ganhem, percam ou empatem, o que queremos é que corram, que lutem, e que dignifiquem o nosso clube com o brio que nos caracteriza...

Saudações Académicas,

Pedro Monteiro Almeida

4 comentários:

Anónimo disse...

Penso que isso já será uma questão de implicar com H.Morais, pois parece que nunca está bem, quando no ultimo jogo na bola e no meu ponto de vista, foi dos melhores em campo......
Quanto à entrevista, parece que talvez fosse melhor dizer que iria perder ou que iria jogar mal!!!Eu acho que o rapaz Foi sincero e espero que ponha em prática aquilo que referiu.
Desejo sorte à minha equipa e espero que os nossos jogadores joguem no sei melhor!!!!

Saudações académicas

Anónimo disse...

podia referir que os profissionais da académica têm ordenados em atraso...

pmalmeyda disse...

Bem, confesso que não sou um grande admirador do jogador em causa, mas sendo um dos nossos, temos é que lhe dar apoio como aos outros.

Talvez não me tenha feiro entender, mas a mensagem não era só para ele, era para todos, no sentido de não termos de voltar a presenciar outro jogo como o último...

Quanto às avaliações d'ABola (ou às minhas...), são subjectivas e, por isso, imperfeitas... Além de que o rigor e credibilidade desse "folhetim" ainda esta semana sofreram um mais um grave revés com o episódio de Braga, em que voltou a vestir as cores do seu estarola contra o ridículo geral (aliás, se bem se recordo, já tinha tido a mesma atitude quando defendeu a arbitragem vergonhosa do último AAC-SLB...). Por isso lhe confesso que para além das edições online, não leio qualquer dos 3 pasquins afiliados à estarolice, pelo que nem sequer sei qual a abordagem que fizeram ao nosso jogo com o UDL. De qualquer forma, acompanho-o numa coisa: evidentemente que quero com todas as minhas forças que o meu clube vença todas as semanas, apoiando-o na vitória e na derrota, desde que reconheça empenho aos jogadores... Apoio quando a equipa precisa, mas também não me calo quando não vejo o empenho e o brio que nos trouxe há muitos anos para o primeiro plano do nosso futebol...

Por outro lado, havendo salários em atraso (e não sei se, de facto, há...), os jogadores têm à sua disposição um sindicato e pelo menos duas instâncias em que podem fazer valer os seus direitos. O que não podem, em circunstância alguma, é ser maus profissionais (e não digo que são...) para chamar a atenção para esse problema. Se estivessem a realizar más exibições com esse objectivo, estavam a desrespeitar as únicas pessoas que, no imediato, lhes podem resolver o problema: os sócio e adeptos que gastam o seu dinheiro com o clube.

Assim, se de facto há salários em atraso, os jogadores que se queixem nas mencionadas instâncias (e aí estarei ao seu lado).

O que não podem é protestar dentro do campo. Aí é sempre para dar tudo, porque assim manda o losango que ostentam nas suas camisolas...

Saudações Académicas

mitic0 disse...

Concordo com a tua postura em relação a putativos salários em atraso.

Quanto à atitude dos jogadores, não me parece que possam ser acusados de algo.

Acho que os jogadores Briosos precisam é de mais tranquilidade e lucidez na posse de bola.


Abraço, Pedro.