23/02/11

Poucas certezas

Segundo o Jornal " A Bola" foram estas as primeiras palavras de Ulisses Morais como treinador da Briosa:

Ulisses Morais recusou esta quarta-feira resumir a aceitação do convite para treinar a Académica à presença da equipa nas meias-finais da Taça de Portugal - está em desvantagem frente ao V. Guimarães, depois da derrota na primeira mão, por 1-0."Não foi só por isso que decidi estar disponível para ouvir o desafio que a Acdémica tinha para me fazer", começou por dizer o treinador na conferência de imprensa em que foi apresentado como treinador da Briosa - o 3.º esta temporada, depois de Jorge Costa e José Guilherme."É evidente que vou tentar aproveitar o que os outros colegas ajudaram a alcançar, fazendo parte deste desafio estimulante e enriquecedor", completou, sublinhando que chegar à final "é um desafio que gostaria de alcançar", sobretudo por ser com a Briosa.O principal objetivo é inverter a série de maus resultados e colocar a equipa num lugar mais confortável na classificação da Liga Zon Sagres:"Sem me referir aos meus colegas anteriores, o meu desafio é alcançar sucesso. Sabemos que há caminho a percorrer, que tem de ser feito sem desvios ou atalhos. Temos de ser objetivos e alcançar o mais rapidamente a realização deste grupo de trabalho. Espero que a minha receita seja daquelas que rapidamente possa resolver os problemas das equipas quando não ganham."Ulisses Morais já orientou o treino da Briosa desta manhã. O treinador terá Rui Rodrigues como adjunto, Marco Leite como preparador físico, Neca Gomes como treinador de guarda-redes e Virgílio Fernandes como responsável pelo departamento de scouting.No apronto matinal os ausentes foram Orlando, Nuno Coelho e Amoreirinha que continuam a recuperar de lesão.

Começo por dizer que desde ontem, apesar das minhas opiniões (bem como da esmagadora maioria dos academistas) serem contrárias à sua escolha para treinador principal da Briosa, Ulisses Morais, até prova em contrário, merecerá todo o meu apoio.

Posto isto desejo-lhe as maiores felicidades e que nos devolva a alegria de ir a Cidade de Coimbra. Colocando a Briosa a jogar para frente, a marcar golos e acima de tudo a ganhar, por forma a que se mantenha na 1ª Liga.

Gostaria somente de dizer que se trata de um péssimo acto de gestão ser contratado um treinado por ano e meio quando a direcção não chega a ter mais meio ano de mandato. Com todo o respeito por Ulisses Morais, não sendo Mourinho, Vilas Boas ou Jesus, logo não sendo um oportunidade imperdível segura-lo por mais um ano, a nova direcção da Briosa (ainda que em tese possa ser a mesma), deveria ter a opção de programar a próxima época e o seu mandato na área do futebol sem amarras.

Quero também frisar que nada me opõe a JES, acho que no geral fez um trabalho digno ao longo do seu contributo ao OAF, e que como tal deve ser respeitado. Penso é que as próximas eleições deverão ser um momento de reflexão, discussão de ideias e de redefinição do modelo desportivo da Briosa e que como tal, não se podem até lá tomar decisões que se constituam como ónus para quem vier (ainda que seja o próprio).

Sobre esta parte final, penso também ser a altura de sublinhar que para quem se coloca na oposição a JES, não poderá ser mais do mesmo. Deverá aparecer uma cara nova, com ideias novas e nova mentalidade. Não um encore, não um ser porque sim, mas alguém com ideias concretas e a sério. Porque para tiro no escuro, que se mantenha JES, que pense no que se tem passado de menos bom e melhore.

Saudações académicas.

3 comentários:

Pedro Santos disse...

O problema é que o Ulisses (e, provavelmente, quase todos os outros) não aceitaria um contrato de 3 meses. Digo eu...

pmalmeyda disse...

Estou contigo, grande TF.

Como já havia dito o mitoc0 ontem, é mais um acto de gestão que se pode tornar muito oneroso para o futuro do clube. Claro que a observação do P. Santos é pertinente, normalmente um treinador experiente não aceitaria um contrato de tão curta duração (a menos que seja um homem "da casa").

De qualquer forma, como disse, são as cartas que temos e é com elas que temos de jogar...

Saudações Académicas

mitic0 disse...

De acordo.

Devo dizer que gostei bastante do discurso do Ulisses (pelo que li). Embora tenha utilizado na parte inicial o discurso do "pontinho", mostrou-se muito realista e pragmático, conhecedor da realidade onde está, motivador, e surpresa das surpresas, não colocou de lado "fazer história" na Académica.

Agora espero que essa ambição seja traduzida, com o trabalho, em resultados.

Felicidades, Ulisses!