22/01/11

Reportagem do jogo.

Caros amigos, estou completamente desolado e sem a mínima vontade de escrever.
Digo apenas duas coisas:  Adrien até podia ter marcado 10 golos, mas jogador que acaba de chegar não pode entrar logo para o 11 inicial. É estar a desvalorizar o próprio papel do treinador!
Depois, José Guilherme esteve bastante mal. Se a exibição de Éder lhe estava a fazer assim tanta impressão, que deslocasse o Sougou para avançado móvel. Agora jogar com o Paraíba a ponta-de-lança?! O tempo do Gelson já lá vai, coitado, que até Guarda-redes foi cá em coimbra!

E aquele árbitro? O habitual! Ponham o raio das câmaras no campo, profissionalizem os árbitros, e deixem de lado as nomeações. Se querem ganhar mais e dizem que são imparciais, então que sejam designados por sorteio.
Mas quando errarem assim há uma solução: o despedimento por justa causa.


 Deixo aqui transcrições das notícias do MaisFutebol para tirarem as vossas conclusões.

«Com golos de Nuno Piloto e Rui Duarte, o Olhanense venceu a Académica, que com José Guilherme no comando técnico ainda não venceu para o campeonato. Adrien marcou o golo dos estudantes.

Quando, aos seis minutos, aquele médio da Académica e Fernando Alexandre disputaram uma bola nas alturas, saltando sem temores, percebeu-se logo que o jogo seria para homens de barba rija. Dois minutos depois reentraram com as cabeças ligadas como se nada tivesse acontecido. Um lance elucidativo da abnegação que os jogadores das duas equipas levaram para o relvado do José Arcanjo, como se os pontos em disputa fossem os últimos das suas vidas.

Com fluidez nas alas, onde os laterais se integraram a preceito no ataque, a Académica tomou conta dos primeiros minutos de jogo. Addy e Sougou brilharam então, construindo alguns lances que baralharam o último reduto algarvio. Aos catorze minutos, Sougou, de cabeça, desviou um livre de Addy, com a bola a embater na barra da baliza de Ricardo Baptista, que, dois minutos depois, viu um remate de Diogo Gomes passar perto do poste direito da sua baliza. O domínio dos visitantes seria materializado no marcador no minuto seguinte, por Adrien Silva, que aproveitou um mau alívio de Maurício, para marcar o primeiro golo dos estudantes no campeonato, sob o comando de José Guilherme, e o primeiro na conta pessoal, logo na estreia pela Briosa. 

Até então, a vantagem aceitava-se, mas que duraria pouco tempo, pois quatro minutos depois o Olhanense chegava ao empate, por Nuno Piloto, que aproveitou um cruzamento de Jorge Gonçalves, na direita. Até ao intervalo, os algarvios viriam a justificar o equilíbrio no marcador e mais qualquer coisinha, porque além de terem travado as investidas do adversário, acabariam por desperdiçar a melhor oportunidade do período, por Djalmir, à beira do intervalo.

A segunda parte também se fez de muita luta mas com mais qualidade de jogo por parte dos algarvios. O Olhanense assumiu o controlo do jogo e a Académica poucas vezes incomodou Ricardo Baptista, tão distante ficou da baliza algarvia. Ao adiantamento do Olhanense corresponderam situações aflitivas para a baliza de Peiser. Maurício, de cabeça falhou soberana oportunidade e Jorge Gonçalves viu um golo ser anulado (e bem) por fora-de-jogo. 

A justiça no marcador acabaria por chegar através de uma grande penalidade convertida por Rui Duarte, a castigar uma mão na bola de Luiz Nunes. Foi a vinte minutos do fim do jogo e a Académica não foi capaz de romper a organização defensiva do Olhanense, num jogo emotivo e também bem disputado.»



Declarações de Adrien:


«Não entrámos da maneira que queríamos, apesar de termos criados uma ou duas oportunidades e de termos marcado um golo. Deixámos demasiado jogar o Olhanense e acabámos por sofrer o empate por estarmos a olhar para eles, deixando-os jogar. Entrámos melhor na segunda parte, vimos que fomos superiores a eles, mas houve critérios desiguais da arbitragem.»

«Não foi a melhor estreia porque apesar de ter marcado o mais importante era a vitória, não o conseguimos, por isso a estreia acaba por não ser feliz. Quero ajudar a equipa da Académica e ter mais visibilidade no campeonato português.»



Declarações de José Guilherme:


«Não foi um jogo muito bem jogado, mas bastante disputado entre duas equipas que queriam ganhar a partida e isso levou a que o jogo não tivesse grande qualidade técnica, mas fosse bastante disputado. Ganhou o Olhanense e, por isso, parabéns ao Olhanense»

«Se o resultado é justo? No futebol não há justiça, há jogo, eles marcaram 2 golos contra 1 nosso. Foi um jogo bastante equilibrado, podia ter caído para um lado ou outro, mas, infelizmente, foi para o lado do Olhanense. Temos de olhar em frente e ir buscar os pontos que perdemos aqui noutros sítios.»

Depois do golo, a equipa caiu de produção? 
«Talvez isso tenha acontecido. Entrámos bem, podíamos ter feito o golo mais cedo, com uma bola à barra. Seguiu-se a reacção do Olhanense ao nosso golo e nós devíamos ter controlado melhor o jogo, não o conseguimos fazer,
cometemos erros defensivos que deram o empate e, a partir daí, houve da nossa parte um jogo não da forma como devíamos ter jogado. Não o fizemos da melhor forma, fomos sempre ao encontro daquilo que é o jogo do Olhanense. Preparámos o jogo de outro modo, mas não o conseguimos pôr em prática.»

Tem opinião sobre lances decisivos?
«Nós falhámos muito, o Olhanense também falhou, por isso é normal os árbitros terem decisões que não são as mais correctas. N
a grande penalidade assinalada ao Luiz Nunes, o árbitro considera que é mão, mas eu penso que não. E penso que no final da partida há grande penalidade mas o árbitro assim não considerou. Mas não foi só por causa disso que perdemos, perdemos porque podíamos ter jogado melhor, e de outra forma, e perdemos o jogo fundamentalmente por causa disso.»



Destaques:


Diogo Melo
Foi mais que o trinco do conjunto de Coimbra. Diogo Melo não se limitou só a recuperar bolas, pois nele começavam as jogadas de ataque da sua equipa. Tem técnica e visão, é o dono da bola da sua equipa e nunca está calado, ora incentivando, ora ralhando com os companheiros. Tem muito futebol nos pés...

Adrien Silva
Melhor estreia não poderia esperar o jovem médio emprestado pelo Sporting, em termos individuais. Marcou o primeiro golo dos estudantes e foi bravo na luta pela posse de bola no miolo.

1 comentário:

pmalmeyda disse...

Não estou contente...