21/01/11

Olhanense - Académica: alguns dados

Bem, o fim-de-semana está aí, e com ele mais um jogo da nossa Briosa. Numa primeira aproximação à partida, deixarei aqui apenas alguns dados e uma breve reflexão acerca do que podemos esperar de ambas as equipas (o companheiro "mitic0" fará depois lançamento da partida como é costume;).

Em primeiro lugar, no que diz respeito ao comportamento das duas formações neste campeonato temos o seguinte:


Equipa
P
J
V
E
D
GM
GS












10ºOlhanense19164751214











12ºAcadémica19165472026

Assim muito rapidamente, uma vez que no mesmo número de jogos Académica e Olhanense conseguiram os mesmos 19 pontos, poderíamos ser tentados a concluir que estamos perante duas equipas muito idênticas.
Nada mais longe da verdade: pela leitura dos restantes dados do quadro, percebemos facilmente que os mesmos pontos foram conquistados de forma bastante diferente. Enquanto o ponto forte da Académica assenta no ataque (foi, durante grande parte da primeira volta um dos melhores ataques do campeonato), o ponto forte do Olhanense reside, precisamente na sua defesa. Curiosamente, ambas apresentam números deveras preocupantes naquilo que constitui o ponto forte do adversário: a Académica sofreu 26(!) golos em 16 jogos enquanto o Olhanense marcou apenas 12 (!) nesse período.
Sem outras variáveis, esperar-se-ia um jogo muito semelhante àquele que vimos no Cidade de Coimbra na primeira volta: uma equipa em ataque constante (a Briosa) a bater sistematicamente na muralha defensiva do visitante. Como se recordarão, o jogo acabou por terminar empatado a 1 graças a um penálti engendrado pelo senhor do apito no último minuto de jogo (lance, aliás, que mereceu reparo da CA...). Quem esteve no estádio como eu, saiu com um amargo de boca e a certeza da injustiça que acabava de ocorrer...

Teremos um "dejá vu" no Sábado?
Não me parece. Desde logo, porque a dinâmica das duas equipas sofreu alterações que alteraram substancialmente a identidade de ambas.

A Académica "conseguiu" sofrer 10 (!) golos em dois jogos e perdeu o seu treinador: uma equipa que até aí procurava apresentar um futebol de (contra-) ataque rápido, com um futebol de qualidade (mas que também já evidenciava nítidas carências defensivas...), caiu na intranquilidade e, com a entrada de José Guilherme, procura ainda o seu caminho. E se os primeiros dois ensaios foram sofríveis, o jogo com o SLBê mostrou uma equipa bem posicionada no terreno, uma defesa mais segura e um meio-campo com ideias (o que na minha opinião se deve à entrada de Diogo Gomes como já defendi neste espaço). Se evoluímos um pouco mais esta semana (como se espera...), creio que podemos ter uma alegria neste jogo. Oxalá que sim...
Todavia, há que juntar à equação a lista considerável de indisponíveis: Miguel Fidalgo (lesionado) e Hélder Cabral (castigado) serão os casos mais complicados e darão lugar a Éderzito e a Addy respectivamente (e em ambos os casos creio haver perdas significativas no que à qualidade de jogo diz respeito). Lesionados estão também os titulares (?) Orlando e Nuno Coelho, mas aqui creio não se perder tanto assim: na minha modestíssima opinião Luiz Nunes não é pior que Orlando e a equipa parece já ter encontrado o seu caminho sem o benfiquista Coelho. Outras baixas são, como se sabe, o defesa Amoreirinha e o ponta Carreño (mas um já está arredado até ao fim da época e do outro não se espera muito...).
Estas serão, então, as armas com que nos bateremos em Olhão.

O Olhanense também mudou significativamente... Perdeu dois dos seus melhores jogadores (Vinícius e Jardel) e a defesa ressentiu-se bastante. Jardel era o esteio da defesa e Vinícius o motor do meio campo e este é um dos factores de que podemos tirar partido. Entretanto, o grande perigo vem das alas, onde Paulo Sérgio e Jorge Gonçalves prometem dores de cabeça para a nossa defensiva (além disto, o clube algarvio acaba de adquirir Dady, um ponta-de-lança de créditos firmados no nosso futebol embora não creia que jogue já neste jogo).
Outro ponto a nosso favor é o facto de esta equipa ter defrontado o SLBê a meio da semana em jogo a contar para a Taça da cerveja (embora tenha abdicado de muitos titulares nesse jogo), o que, junto com os incómodos das viagens, terá reduzido substancialmente a frescura da equipa (claro que também somos nós que vamos ao Algarve...).
A tudo isto acrescenta-se uma lista bastante vasta de jogadores lesionados e condicionados: "Daúto Faquirá tem apenas um guarda-redes, Moretto, e um defesa-central, Paulo Renato, completamente aptos para o jogo com a Académica, num plantel que conta com 11 jogadores lesionados. Bruno Veríssimo, Anselmo, Carlos Fernandes, Delson, Lulinha e Toy recuperam de lesão, bem como Ricardo Batista, Maurício, Mexer, Paulo Sérgio e Adilson sendo que estes cinco estão em dúvida, apesar de ontem não terem treinado" (in "OJogo").

Outro dado já conhecido é o nome do árbitro: Rui Silva (A.F. de Vila Real). É um dado que interessa muito pouco por sermos invariavelmente espoliados...

Enfim, aqui ficam algumas ideias muito sumárias para este jogo que esperemos resultar numa vitória da nossa amada Briosa (gostava de ter feito melhor trabalho, mas a vida não deixa)...

Força rapazes!!!

Saudações Académicas

Pedro Monteiro Almeida

3 comentários:

mitic0 disse...

Uma análise douta e minuciosa.

Só é pena não termos o Miguel Fidalgo para tirar partido da fragilidade previsível no centro da defesa do Olhanense. Não me parece que Paulo Renato e Mexer sejam as suas melhores opções.

Enfim, esperemos que Éder e Sougou estejam em dia sim.

A melhor notícia? Luiz Nunes jogará finalmente!

FORÇA BRIOSA!

mitic0 disse...

Afinal era só bluff, que esses jogadores "em dúvida", foram todos convocados.

Tiago Fernandes disse...

Concordo inteiramente com o teu post!!

Fantástico companheiro...

Abraço