20/01/08

Joeano ofusca estreias - impressões..

MARCOU OS 3 GOLOS NA VITÓRIA (3-0) ANTE O NELAS
A Académica venceu o Nelas (2.ª Divisão, Série C) por 3-0 num encontro de preparação marcado pelas estreias de Edgar, Pedrinho, Irineu e Luís Aguiar, os quatro reforços de Inverno da Briosa.

No entanto, quem brilhou foi o brasileiro Joeano, ao apontar os três golos do desafio. O primeiro, aos 33’, desmarcado por Ivanildo (um dos melhores em campo); o segundo, aos 47’, a passe de Fofana, numa jogada de insistência do costa-marfinense; e, o terceiro, aos 86’, graças a um forte remate à entrada da área.

Domingos manteve o 4x1x3x2 dos últimos tempos, com Edgar – mostrou serviço e esteve perto do golo em duas ocasiões – e Joeano a formarem a dupla de ataque. Um dos principais objectivos do técnico neste jogo particular passou por testar o novo figurino ofensivo da equipa após a saída de Hélder Barbosa. Uma hipótese é o regresso ao 4x3x3, com Edgar e Lito no onze.

Acrescente-se que Pedrinho e Luís Aguiar denotaram ainda falta de entrosamento, enquanto Irineu revelou-se imbatível pelo ar.

(record)

Sem ser brilhante a Académica cumpriu, ontem à tarde, o seu papel no encontro em Nelas. A vitória por 0-3 dos estudantes não oferece dúvidas, até porque o desafio teve quase sempre sentido único. Os golos do triunfo estudantil foram da autoria de Joeano que, paulatinamente, parece estar a recuperar a boa forma e quem sabe a “piscar” o olho à titularidade, agora que Hélder Barbosa regressou ao Dragão.
O avançado brasileiro, que ontem assumiu a braçadeira de capitão e foi um dos três elementos que cumpriu os 90 minutos, teve uma eficácia tremenda perante um frágil adversário, que tenta evitar a despromoção ao escalão terciário. Joeano teve uma tarde inspirada, ao contrário de Edgar. O ponta-de-lança cedido pelo FC Porto dispôs de duas soberanas ocasiões para finalizar e não foi suficientemente feliz, saindo ao intervalo, depois de ter sofrido uma pancada na perna direita (aparentemente nada de grave). Para além do dianteiro, também Irineu (afinal jogou apesar de inicialmente não ter sido convocado), Luís Aguiar e Pedrinho foram utilizados por Domingos Paciência.
Mantendo o já habitual 4x4x2, a turma conimbricense chegou ao intervalo a vencer pela margem mínima, depois de Joeano ter aproveitado uma assistência de Ivanildo (outra das exibições positivas).
Após o intervalo, a qualidade apresentada pelos visitantes não foi tão vincada, mas curiosamente foi, nesse período, que os restantes tentos apareceram, apontados pelo suspeito do costume. Nos dois casos, o camisola 2 limitou-se a tirar partido dos “brindes” contrários. No 2-0, Fofana “roubou” a bola a um adversário e Joeano só teve de encostar. O 3-0, ao cair do pano, foi uma autêntica “bomba”, após um mau domínio de defesa local.
Depois deste desafio, os academistas cumprem hoje um dia de folga, retomando o trabalho na tarde de segunda-feira (15h30), no Bolão, dando início à preparação para a deslocação a Leiria, que acontecerá de hoje a oito dias, pelas 16h00.

(diario de coimbra)

Sem comentários: